Secretaria de Agricultura realiza Curso de Derivados de Milho pelo SENAR-MT

Por Emerson Souza Miler

Secretaria de Agricultura realiza Curso de Derivados de Milho pelo SENAR-MT

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), e da parceria com o Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos organizou o curso de Produção Caseira de Derivados de Milho.

O evento ocorrido entre 13 a 23 de abril foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), e teve como objetivo capacitar os participantes para a produção caseira de alimentos de derivados de milho, aplicando técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos.

A cultura do milho (Zea mays) é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo tanto na alimentação humana quanto na animal, sendo rico em carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas (B1 e E), além de importante fonte de energia e fibras. O cereal é um dos principais cultivos agrícolas desenvolvidos pela Agricultura Familiar do município.

Vários foram os alimentos derivados produzidos pela instrutora do SENAR-MT, Sandra Alves, com destaque para: pamonha doce e salvada, bolo doce e salgado de milho verde, bolo de fubá (cremoso, cozido, escaldado, salgado), bolo de amido de milho, bolo de milharina, biscoito, angu, curau, cuscuz, polenta, canjica amarela, pudim de pipoca, pudim de milho verde, rosca de milho, cuca dura, bolinho de milho frito, pão de fubá, pão de milho, bolacha, milho frito, milho cozido, entre outras receitas.