logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura realiza curso de Avicultura Básica no Assentamento Chico Mendes


Por Emerson Souza Miler

509 Acessos

Secretaria de Agricultura realiza curso de Avicultura Básica no Assentamento Chico Mendes

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no Assentamento Chico Mendes, curso de Avicultura Básica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo foi capacitar agricultores e agriculturas para o manejo e criação de frango no sistema caipira e com uso de técnicas adequadas. Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o curso de Avicultura foi oferecido visando promover alternativas de geração de renda para a Agricultura Familiar dos Assentamentos Rurais de São José dos Quatro Marcos. “A Avicultura é uma importante alternativa para das famílias rurais aumentarem sua renda, com a venda de ocos e aves abatidas” disse Meira.

O curso ocorreu entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro na sede da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento de Reforma Agrária Chico Mendes. Participaram do treinamento 15 pessoas dos Assentamentos Chico Mendes e União da Vitória. O treinamento teve carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, que foram ministradas pela instrutora, a Zootecnista Angélica Silva Stuchi do SENAR-MT.

Os conteúdos desenvolvidos foram: Conceitos de avicultura, raças de aves de corte e postura, sistemas de produção, construção de aviários, construção dos piquetes, construção dos ninhos e dos poleiros, construção de chocadeira, seleção do plantel, aquisição de pintinhos, alimentação das aves, vacinação das aves, vermifugação das aves, venda dos machos, classificação dos ovos, noções de administração, comercialização e marketing, dentre outros.

A Secretaria de Agricultura, após a realização do curso, pretende dar inicio a implantação de um projeto piloto de Avicultura Caipira junto com os 15 participantes do curso, visando promover a melhoria da segurança alimentar e geração de renda na Agricultura Familiar.