Secretaria de Agricultura realiza Curso de Artesanato com fibra de banana no Assentamento Florestan Fernandes

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) organizou entre os dias 17 a 19 de Agosto, o curso de Confecção de Utensílios com Fibra de Bananeira pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT)

O objetivo do curso foi capacitar os agricultores familiares e moradores a preparar a fibra da bananeira para o artesanato, aplicando as técnicas de separação, lavagem, secagem e armazenamento. A carga horária do curso foi de 24 horas, com aula teórica e prática. A instrutora que desenvolveu o curso foi Maria de Lourdes de Albuquerque.

Para Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o curso de confecção de artesanato com fibra de bananeira apresentou possibilidades, para a geração e o aumento de renda das famílias rurais.  Alessandro Casado, presidente do Sindicato Rural, afirma que o artesanato de fibra de banana é uma importante alternativa de renda, melhorando assim a qualidade vida de quem vive no campo.

O conteúdo programático desenvolvido foi: coleta de troncos, preparação do tronco para retirada das fibras, secagem e tingimento das fibras, confecção de objetos artesanais, noções de comercialização, e relação custo/benefício, além de conhecimentos sobre segurança e saúde no trabalho, ética e cidadania e meio ambiente.

Durante o curso várias peças foram produzidas, tais como cestas, bolsas, vestimentas de garrafas, copos, etc. O treinamento foi organizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Sindicato Rural do município.