logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura realiza Curso de Aproveitamento de Alimentos do Senar-MT para mulheres rurais


Por Emerson Souza Miler

572 Acessos

Secretaria de Agricultura realiza Curso de Aproveitamento de Alimentos do Senar-MT para mulheres rurais

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (Sefaico) do município de São José dos Quatro Marcos-MT, realizou entre os dias 17 a 21 de maio, o Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O objetivo do curso foi capacitar produtoras rurais em técnicas e formas de reaproveitamento integral pelo processamento de diferentes alimentos, aplicando boas práticas de manipulação de alimentos. A realização da ação contou com a parceria do Sindicato Rural e das associações rurais do Assentamento Chico Mendes e do Assentamento União da Vitória. 

Segundo o Secretário de Agricultura Vagner Meira, com o curso oferecido visa reduzir os desperdícios dos alimentos produzidos pelas famílias rurais, produtos ou partes, que eram jogados fora serão reaproveitados em receitas simples, nutritivas, saborosas e de baixo custo, garantindo uma alimentação saudável.

A partir de produtos como cascas, polpa, talos, folhas e sementes de frutas, verduras e legumes, foram produzidos várias receitas de tortas, bolos, biscoitos, pudins, saladas, maioneses, quibes, doces, beijinhos, farinhas nutritivas, sucos, entre outras produtos. A capacitação foi ministrada pela instrutora do SENAR, Maria Aparecida Marana.

O curso teve carga horária de 40 horas ocorreu na sede da área social do Assentamento Chico Mendes. Foram capacitadas 15 mulheres agricultoras dos Assentamentos Chico Mendes e União da Vitória.

Devido à pandemia (Covid-19), as medidas de prevenção foram adotadas no curso, como aferição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento social.