Secretaria de Agricultura participa de reunião para realizar a Campanha de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de 2024.

Por Vagner Meira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos-MT, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de reunião de planejamento da Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos para o ano de 2024, denominado Recolhimento Itinerante (RI).

A reunião ocorreu no dia 13 de Março de 2024, na sede da SEFAICO, das 09 às 10 horas. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira e do Técnico em Agropecuária Alessandro Casado da Silva, Supervisor de Central do INPEV de Mirassol do Oeste Willian Barbosa Mendes, de representantes das lojas agropecuárias Tanaka Agrícola e Pecuária, MMC Agrícola e Safra Agropecuária e INDEA/MT.

Segundo Wilian Barbosa, “O Recolhimento Itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que compõem o Sistema Campo Limpo (SCL). O SLC visa promover a logística reversa dessas embalagens vazias por meio da responsabilidade compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, fabricantes, e apoio do poder público.

Segundo Vagner Meira, “o Recebimento Itinerante visa facilitar o recolhimento e destino correto das embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais, especialmente os da Agricultura Familiar”.

O RI é coordenada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) através da Central de Coleta, de Mirassol D´Oeste, em parceria com a Prefeitura Municipal, INDEA/MT, Lojas Agropecuárias e Sindicato Rural.

Na reunião ficou pré-definido que os dias de recebimento itinerante serão nos dias 06 e 07 de Maio de 2024, nas instalações do Parque de Exposições Manoel Paulino. A atividade contará com a parceria Prefeitura Municipal, Lojas Agropecuária (Tanaka Agrícola e Pecuária, Casa do Campo, Safra Agropecuária e MMC Soluções Naturais), INDEA, Sindicato Rural, EMPAER, CMDRS, CONDEMA e Associações e Cooperativas rurais.

A SEFAICO auxiliará na divulgação da campanha será realizada por meio de palestras nas escolas e comunidades rurais, divulgação de folders digitais e vídeos para redes sociais através do Departamento de Meio Ambiente, e fará transporte das embalagens vazias coletadas até a Central de Recebimento de Embalagens mais próxima. Também, será oferecido apoio com equipe de servidores da secretaria no dia do evento, para cadastros dos produtores e carregamento das embalagens.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, afirmou que a Prefeitura Municipal dará todo o apoio necessário para a realização do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos, reduzindo assim os riscos de contaminação ambiental e de problemas de saúde causados pelo descarte inadequado destes resíduos sólidos nas propriedades rurais do município.