logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura participa da Assembléia Geral Ordinária de 2024 da COOPERMARCOS, que elege novos diretores.


Por Assessoria de Comunicação

158 Acessos

Secretaria de Agricultura participa da Assembléia Geral Ordinária de 2024 da COOPERMARCOS, que elege novos diretores.

A Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) participou e sediou no dia 09 de Março de 2024, a Assembleia Geral Ordinária de 2024 da Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São Jose dos Quatro Marcos – COOPERMARCOS.

A assembleiateve por principal objetivo a aprovação da prestação de contas dos anos 2022 e 2023, e eleger os novos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além de eleger a nova Diretoria Executiva para um mandato de 02 (dois) anos.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, que coordenou a Assembléia, “A COOPERMARCOS é fundamental para promover o desenvolvimento e fortalecimento da Agricultura Familiar do município, e seu objetivo é desenvolver projetos de produção e organização da comercialização de produtos agropecuários in natura e processados e para realizar a compra de insumos agrícolas, visando o aumento da produtividade e do aumento da renda de produtores dos cooperados. Meira, que também é cooperado, foi mentor e um dos fundados da cooperativa. 

O evento foi convocado através de edital de convocação assinado por 14 cooperados. Foram convocados 57 cooperados, em condições de votar para se reunirem presencialmente. A Assembléia foi iniciada as 14:00 (quinzes horas), em 3ª (terceira) e última convocação com a presença de no mínimo 10 (dez) cooperados com direito a voto.

Após a aprovação unanime da prestação de contas dos anos de 2022 a 2023, os cooperados aprovaram o Plano de atividades para 2024, com as seguintes metas: 1- Instalação da sede administrativa da cooperativa; 2. Regularização do quadro societário em 60 dias; 3. Retomada do pagamento das cotas partes do quadro societário; 4. Apresentar projeto de doação da área da CASEMAT para a EMPAER/MT; 5. Elaboração de termo de cessão de veículo utilitário Pick-Up com a Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais; 6. Elaboração de termo de cessão de veículo utilitário de Máquinas e Implementos Agrícolas com a Prefeitura Municipal de São José dois Quatro Marcos, sendo 01 (um) Trator, 01 (uma) Grade Aradora, 01 (uma) Grade Niveladora, 01 (uma) Ensiladeira, 01 (uma) Plantadeira de Plantio Direto e 01 (um) Pulverizador Canhão e 01 (um) Terraceador; 7. Aquisição de 01 subsolador através de recursos próprios ou de emendas parlamentares; 8. Contração de profissionais administrativo (compra e venda), e coordenador e operador de máquinas e implementos agrícolas; 9. Regularização da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar Jurídico (CAF); 10. Regularização da Inscrição Estadual da cooperativa; 11. Realizar compras de insumos agrícolas dos cooperados para a SAFRA 2024/2025; 12. Formalização de parcerias com Prefeitura Municipal e SEFAICO, SEAF/MT, SECITECI, EMPAER, CIDESAT, SEBRAE, SENAR, IFMT e UNEMAT, e 13. Elaboração projetos de vendas institucionais pelos programas PAA e PNAE.

Na eleição dos membros do Conselho de Administração, foram eleitos 09 cooperados, e para o Conselho Fiscal mais 06 sócios, sendo 03 titulares e 03 suplentes. Foram eleitos para o cargo da Diretoria Executiva, para o cargo de Presidente Lucivaldo Jardim dos Santos e Diretor Financeiro, Alder Santos Rodrigues Gomes.