logo
65 9672-4836

Secretaria de Agricultura instala Kits de Irrigação para projeto de Cultivo de Banana Irrigada na Agricultura Familiar


Por ASCOM

56 Acessos

Secretaria de Agricultura instala Kits de Irrigação para projeto de Cultivo de Banana Irrigada na Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a distribuição e acompanhamento da instalação de 20 kits de irrigação para agricultoras familiares do município.

Os sistemas de irrigação foram solicitados a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) no dia 23 de Agosto de 2023, em Cuiabá-MT, pela Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos e a Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), para viabilizar projeto denominado Mulheres da Terra.

O projeto Mulheres da Terra tem por objetivo promover e fomentar o cultivo e comercialização de Banana da Terra cv. BRS Anã visando a diversificação da produção e a geração de renda para 20 mulheres da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “ a instalação dos sistemas de irrigação para o cultivo de banana irrigada possibilitará o aumento da produção e incremento da renda das propriedades rurais familiares beneficiados, fortalecendo a Agricultura Familiar quatro-marquense”. A expectativa, que o faturamento possa superar o valor de R$ 3 milhões por ano com as 20 famílias só com a comercialização de Banana.

Foram instalados 20 kits de irrigação de área mínima de 10 mil m² (1 ha), beneficiando 20 unidades de produção familiares de comunidades e assentamentos rurais de diferentes comunidades e assentamentos rurais do município. Os kits foram doados pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF-MT) para a Prefeitura Municipal, a pedido da SEFAICO, através do Projeto Mulheres da Terra. 

As áreas instaladas serão utilizadas prioritariamente para o cultivo de Banana da Terra BRS Anã, e variedades como a Banana da Terra Farta Velhaco, Maça e Nanica e outros de interesse comercial. A SEFACIO e a EMPAER serão responsáveis para oferecer serviços de assistência técnica junto as famílias beneficiadas pelos Kits.

A próxima etapa projeto Mulheres da Terra será o plantio de mudas de banana, que serão doadas pela SEAF/MT, ainda neste semestre, cerca de 30 a 40 mil mudas. Até lá os produtores poderão utilizar a áreas irrigadas para cultivos diversos de frutas e legumes, para obter renda extra.

 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?