Por ASCOM
131 Acessos
A Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a distribuição e acompanhamento da instalação de 20 kits de irrigação para agricultoras familiares do município.
Os sistemas de irrigação foram solicitados a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) no dia 23 de Agosto de 2023, em Cuiabá-MT, pela Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos e a Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), para viabilizar projeto denominado Mulheres da Terra.
O projeto Mulheres da Terra tem por objetivo promover e fomentar o cultivo e comercialização de Banana da Terra cv. BRS Anã visando a diversificação da produção e a geração de renda para 20 mulheres da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “ a instalação dos sistemas de irrigação para o cultivo de banana irrigada possibilitará o aumento da produção e incremento da renda das propriedades rurais familiares beneficiados, fortalecendo a Agricultura Familiar quatro-marquense”. A expectativa, que o faturamento possa superar o valor de R$ 3 milhões por ano com as 20 famílias só com a comercialização de Banana.
Foram instalados 20 kits de irrigação de área mínima de 10 mil m² (1 ha), beneficiando 20 unidades de produção familiares de comunidades e assentamentos rurais de diferentes comunidades e assentamentos rurais do município. Os kits foram doados pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF-MT) para a Prefeitura Municipal, a pedido da SEFAICO, através do Projeto Mulheres da Terra.
As áreas instaladas serão utilizadas prioritariamente para o cultivo de Banana da Terra BRS Anã, e variedades como a Banana da Terra Farta Velhaco, Maça e Nanica e outros de interesse comercial. A SEFACIO e a EMPAER serão responsáveis para oferecer serviços de assistência técnica junto as famílias beneficiadas pelos Kits.
A próxima etapa projeto Mulheres da Terra será o plantio de mudas de banana, que serão doadas pela SEAF/MT, ainda neste semestre, cerca de 30 a 40 mil mudas. Até lá os produtores poderão utilizar a áreas irrigadas para cultivos diversos de frutas e legumes, para obter renda extra.