Secretaria de Agricultura elabora proposta para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Associação de Mulheres

Por Secretaria de Agricultura

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuária, Industria e Comércio (SEFAICO), elaborou a proposta de venda de associação de mulheres rurais para a Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O projeto de fornecimento de alimentos foi proposto pela Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), com valor de R$ 153.000,00 e beneficiará 28 mulheres rurais da Agricultura Familiar. A proposta foi submetida através do Sistema Alimenta Brasil Net foi no último dia 28 de novembro de 2022, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a proposta de venda permitirá mulheres rurais da agricultura familiar comercializar com segurança e com preço justo uma diversidade de alimentos junto ao PAA, aumentando a renda, e ao mesmo tempo, melhorando a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar do município.

A proposta encaminhada terá como Unidade de Recebedora dos produtos adquiridos junto as mulheres agricultoras, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José dos Quatro Marcos, e beneficiará 1000 pessoas, durante o prazo de 12 meses de execução do projeto.

No dia 06 de dezembro, a AMPAFAD, apresentou a proposta do projeto de fornecimento ao Conselho Municipal do Assistência Social (CMS), que tomou ciência da mesma e a aprovou-a com unanimidade, e foi lavrada uma ata que foi assinada pelos membros conselheiros, que será apresentado pela associação, com as demais documentações requeridas pelo programa.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003, e possui como finalidade promover o acesso à alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial, e incentivar a Agricultura Familiar, por meio da compra direita e sem licitação de alimentos produzidos pelos agricultores familiares. O programa é coordenado e executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).