logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura elabora mapeamento agrícola da Agricultura Familiar para Secretaria de Educação


Por Emerson Souza Miler

372 Acessos

Secretaria de Agricultura elabora mapeamento agrícola da Agricultura Familiar para Secretaria de Educação

No último dia 04 de outubro, a Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou a entrega do Mapeamento da Produção Agrícola da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O evento ocorreu na sede da Secretaria de Educação, e contou com a participação do Secretário de Agricultura Vagner Meira, da Secretaria de Educação Rozineia Aparecida de Lima e da Nutricionista Paola Parreiras

O Mapeamento Agrícola foi elaborado pela Secretaria de Agricultura após solicitação feita pela Secretaria de Educação. O objetivo do mapeamento da produção agrícola teve por objetivo realizar o levantamento dos tipos dos gêneros alimentícios produzidos, época de de plantio, periodo de colheita e quantidade de produção para atender às necessidades e composição do cardápio da alimentação escolar.

Com o mapeamento, a nutricionista da Secretaria de Educação definirá quais serão os gêneros alimentícios que serão utilizados no cardápio escolar e poderá assim iniciar a elaboração da próxima Chamada Pública do Programa Nacional da Alimentação Escolar do município para o ano de 2022.

Segundo Vagner Meira, “o mapeamento também permitirá conhecer e auxiliar no planejamento da organização dos agricultores fornecedores, da infraestrutura de processamento, armazenamento e transporte dos alimentos para atender as necessidades da Merenda Escolar das unidades escolares do município”, disse.

As informações do mapeamento foi realizado junto as Associações Rurais, EMPAER/MT, Associação da Feira Municipal, Supermercados locais, fornecedores do PNAE Estadual e Municipal e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) CONAB, e do projeto ATEG em Horticultura do SENAR/MT.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da Lei 11.947/2009, tornou obrigatória a compra de mínimo de 30% dos seus recursos, de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar local. 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?