logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura divulga Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para produtores rurais


Por Emerson Souza Miler

592 Acessos

Secretaria de Agricultura divulga Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para produtores rurais

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou a partir de 01 de maio, a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa para produtores rurais do município de São José dos Quatro Marcos-MT. Em decorrência as restrições da pandemia da Covid-19, a divulgação de informações ocorrerá por meio de vídeos, áudios, redes sociais e sites.

Em Mato Grosso, a primeira etapa de vacinação nacional ocorrerá entre os dias 1º a 31 de maio. Nessa fase deverão ser imunizados animais de todas as idades. Na estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) serão vacinados mais de 31 milhões de cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos no estado.

De acordo com Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a divulgação da Campanha de Febre Aftosa é essencial para garantirmos um rebanho livre de febre aftosa no município de São José dos Quatro Marcos.  Ele destaca que é necessário neste momento que o poder público e pecuaristas adotem todas as medidas para garantir a segurança sanitária do rebanho de bovinos, agregando valor e renda a produção de carne e leite do município.

Segundo o INDEA/MT, desde de 2005, Mato Grosso têm alcançado índices de vacinação superiores a 99% de bovinos e bubalinos vacinados no estado. Atualmente, o estado é uma zona reconhecida como livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), e está há 25 anos sem registro da doença.

Após a vacinação, os pecuaristas podem comunicar a Unidade Local de Execução (ULE) do INDEA/MT do município via e-mail para as unidades locais do instituto no município, preenchendo o formulário disponível no site: http://www.indea.mt.gov.br, encaminhando juntamente a cópia da Nota Fiscal da aquisição da vacina. A declaração da vacinação até o dia 10 de junho. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o INDEA local pelo Telefone: (65) 3251-1538 e E-mail: ule_sjqmarcos@indea.mt.gov.br, e ou na sede da Secretaria da Agricultura, que auxiliará com mais informações.