logo
65 9672-4836

Secretaria de Agricultura distribui mudas de espécies florestais para propriedades rurais e escolas em 2022


Por Secretaria de Agricultura

293 Acessos

Secretaria de Agricultura distribui mudas de espécies florestais para propriedades rurais e escolas em 2022

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), está realizando a distribuição de mudas de espécies florestais para propriedades rurais e escolas durante o ano de 2022. 

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, foram distribuídas gratuita de milhares de mudas de espécies florestais nativas e exóticas, destinadas a reflorestamentos em propriedades rurais e arborização de pátios de escolas, rurais e urbanas.

A produção de mudas de espécies florestais nativas e exóticas é fundamental para o desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas e de reflorestamento com fins comerciais, arborização urbana, implantação de quebras ventos e ornamentação urbana e rural. As principais espécies produzidas pelo órgão municipal, são: teca, ipê amarelo, ipê roxo, ipê branco, ipê mirim, aroeira, cerejeiras, cedro, jatobá, fruta pão, peroba rosa, louro preto, caju, entre outras. 

As mudas estão sendo produzidas nas instalações do Viveiro Municipal de Mudas, durante todo o ano, para serem distribuídas sem custos para a população quatro-marquense. Em 2022, SEFAICO recebeu doações de sementes de espécies florestais nativas e mudas de Teca da Empresa Soroteca, e apoio financeiro para a compra de insumos da 4 M Florestal.

A estrutura física do viveiro e o processo de produção de mudas é coordenada pelo servidor José Francisco Godoi Lessa. Atualmente, o Viveiro Municipal está passando por uma revitalização, para ser um espaço permanente de produção de mudas e de educação ambiental, para ser utilizado na realização aulas, palestras e cursos profissionalizantes para os produtores rurais, escolas e empresas locais. 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?