Secretaria de Agricultura debate projetos para Agricultura Familiar com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Por Luiz Carlos Bordin

No último dia 16/02, cumprindo uma agenda que visa ampliar as relações com instituições que atuam junto com a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT, o secretário da Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, Vagner Meira, se reuniu com Wagner Cassia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) para debater a criação e o desenvolvimento em parceria de projetos para a Agricultura Familiar. A reunião aconteceu na sede do sindicato.

Na reunião, entre as duas instituições, foram debatidos temas como êxodo rural, sucessão rural, aposentadoria rural, emissão de DAP física e jurídica, Terra Brasil Crédito Fundiário, Titula Brasil, PRONAF, PNAE, PAA, projetos de fomento a diversificação da produção; inclusão socioprodutiva de mulheres e jovens rurais, cursos de qualificação profissional, encontro da Mulher Rural, fortalecimento de cooperativas e asssociações rurais, restruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), reforma da sede do sindicato e implantação do Centro do Apoio da Agricultura Familiar.

“O Sindicato dos Trabalhadores é um importante parceiro na construção, divulgação e fortalecimento das políticas públicas da Agricultura Familiar de Quatro Marcos. Por isso, queremos construir uma boa parceria de trabalho a favor dos nossos agricultores familtares, trabalhadores rurais, mulheres e jovens rurais”, disse Vagner Meira

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais quatromarquense foi fundado em 24/05/1981, sendo filiado a FETRAGRI/MT e CONTAG. O objetivo deste sindicato é representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, seja na defesa dos direitos trabalhistas, combate do trabalho infantil e escravo, Previdência Rural, Educação, Saúde, Reforma Agrária e fortalecimento da Agricultura Familiar.

Segundo Wagner Cassia, o papel do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) é representar e defender os interesses e direitos dos trabalhadores rurais e agricultor familiares. Por isso é importantes que eles se filiem para que nós possamos lutar para melhorar a qualidade de vida.

Dentre os principais serviços prestados pelo STTR são a emissão de DAP Físicas e a organização de processos de Aposentadoria Rural. Nos últimos, centenas de agricultores familiares e trabalhadores rurais do município conquistaram a aposentadoria por assessoria do sindicato.

Também esteve presente na reunião, o vereador Angelo Peres Valverde