Secretaria de Agricultura debate projetos de pesquisa e extensão agropecuários com a Unibrás Faculdade Quatro Marcos

Por Emerson Souza Miler

No dia 04 de agosto, a Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) e a Coordenação dos Cursos de Engenharia Agronômica e de Medicina Veterinária da Faculdade UNIBRAS se reuniram para debater parcerias em prol do desenvolvimento agropecuário do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A reunião ocorreu, com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, e a coordenadora dos Cursos de Engenharia Agronômica, Keller Regina Soares na Faculdade UNIBRAS.

Na reunião foi debatidos vários assuntos, como a organização de uma termo de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Faculdade UNIBRAS, a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, e programa de estágio para estudantes de Engenharia Agronômica e de Medicina Veterinária residentes no município.

Segundo Vagner Meira, na reunião foram debatidos o desenvolvimento de programas e projetos municipais voltados a Agricultura Familiar, com ênfase na Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte, Piscicultura, Avicultura de Corte e Postura, Horticultura, Fruticultura, Forragicultura e Pastagens, Fertilidade e Conservação do Solo, e Regularização Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas de propriedades rurais.

Ficou definido na reunião, o apoio da Prefeitura Municipal na limpeza da área do campus da Faculdade, onde serão instaladas e restauradas unidades de pesquisa e bancos de germoplasmas de mandioca, cana-de-açúcar, pastagens cultivadas, café conillon, acerola, culturas anuais, entre outras. Também será construído um planejamento de aulas de campo com professores da área de fertilidade de solo, para coleta de amostras de solo, interpretação das análises químicas de solo, recomendação de calagem e adubação para agricultores familiares, além da realização de palestras, cursos, oficinas, dias de campo, seminários, exposições e feiras a serem programados para 2021, e para os próximos anos.

A Faculdade UNIBRAS de Quatro Marcos oferece vagas para acesso ao ensino superior para a população do município de São José dos Quatro Marcos e região, além de pós-graduação e extensão. Dentre os cursos de graduação estão: Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Pedagogia, Educação Física, Ciências Contáveis, Administração, Medicina Veterinária, Direito, Engenharia Civil e Agronomia, com estudantes de vários municípios da região do sudoeste mato-grossense.

Baixar Abrir