logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura apresenta projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Associação de Mulheres Rurais


Por Secretaria de Agricultura

312 Acessos

Secretaria de Agricultura apresenta projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Associação de Mulheres Rurais

No dia 09 de dezembro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou reunião para apresentar a proposta de fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para mulheres da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD). 

A reunião ocorreu na Escola Municipal Reunião Botelho, e contou com a presença de mulheres rurais associadas cadastradas como fornecedoras de alimentos no projeto. A atividade foi coordenada pelo Secretário Municipal de Fomento Agropecuária, Industria e Comércio Vagner Meira, a atual vice-presidente da AMPAFAD, Odete Costa de Souza e a futura presidente, Marilene Alves dos Reis.

O valor da proposta apresentada pela associação de mulheres rurais foi de R$ 153.000,00, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), submetida pelo Sistema Alimenta Brasil Net foi no último dia 28 de novembro de 2022. A proposta encaminhada à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) foi elaborada com o apoio técnico da SEFAICO. 

Segundo Vagner Meira, o objetivo da reunião foi apresentar a proposta apresentada pela AMPAFAD ao PAA, esclarecendo sobre os tipos, quantidade e valores dos produtos, o valor total da proposta e valor das propostas individuais e as exigências higiênico sanitárias dos produtos e período do projeto.

A secretário municipal comunicou as mulheres cadastradas no projeto, que será desenvolvido várias ações de assistência técnica e capacitação em parceria com a EMPAER e SENAR/MT, distribuição de sementes, produção de mudas, realização de análise de solo, preparo do solo, distribuição de calcário, e apoio ao transporte da produção até a unidade recebedora. 

O projeto beneficiará 28 mulheres rurais da Agricultura Familiar, através de venda de alimentos e 1000 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), durante um período de 12 meses.  

Na ocasião, as mulheres associadas cadastradas como fornecedoras da proposta de fornecimento de alimentos, assinaram o Termo de Compromisso do Beneficiário Fornecedor, que será enviado para a Gerência Regional da CONAB de Cuiabá-MT, junto com outros documentos necessários.