logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Secretaria de Agricultura adquire 2.000 mudas de Café Conillon Clonal do Governo de Mato Grosso para beneficiar a Agricultura Familiar


Por ASCOM

89 Acessos

Secretaria de Agricultura adquire 2.000 mudas de Café Conillon Clonal do Governo de Mato Grosso para beneficiar a Agricultura Familiar

No último dia 15 de Março de 2024, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através de Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Industria e Comércio (SEFAICO), recebeu a doação de 2.000 mudas de Café Conillon Clonal da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF/MT).

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, “O objetivo é potencializar a produção de café junto à agricultura familiar no município de São José dos Quatro Marcos, visando o auto abastecimento e a melhoraria da renda das famílias pela comercialização da produção excedente”.

As mudas foram produzidas com recursos do Programa MT Produtivo Café, por meio de um convênio entre a SEAF/MT e a Prefeitura Municipal de Colniza, para a produção e distribuição de 1,2 milhão de mudas de Café, que serão entregues a outros municípios interessados até abril deste ano, contribuindo com o avanço na produção de café no Estado. 

O município de São José dos Quatro Marcos é um dos treze municípios já receberam ou estão na lista para receber gratuitamente as mudas produzidas, sendo os demais, os municípios de Várzea Grande; Barra do Bugres; Paranatinga; Juruena; Juara; Nova Bandeirantes; Alto Taquari; Feliz Natal; Cotriguaçu; Campo Verde; Peixoto de Azevedo e Reserva do Cabaçal. 

Em São José dos Quatro Marcos, a SEFAICO, lançou o Projeto Pro-Café visando fomentar o cultivo do Café Conillon Clonal Irrigado como alternativa de diversificação da produção e aumento da renda nas propriedades rurais da Agricultura Familiar. Em 2022, foram implantadas 03 Unidades de Referência Tecnológica da cultura no município através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a EMPAER/MT. 

A Cafeicultura, já foi a principal atividade econômica da Agricultura Familiar quatromarquense nas décadas de 80 a 90. Por falta de tecnologias, sistemas de irrigação e novas cultivares, a atividades desapareceu das propriedades rurais do município. As mudas de Café Conillon Clonal serão distribuídas para 30 agricultores familiares que se cadastraram na Secretaria Municipal da Agricultura, com plantio mínimo de 100 mudas. Os produtores devem irrigar o plantio, e receberão um treinamento técnico sobre o cultivo e assistência técnica para o manejo das áreas instaladas.