logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Projetos aprovados nos editais da cultura do Estado somam 425 mil reais para os artistas de Quatro Marcos


Por Luiz Carlos Bordin

712 Acessos

Projetos aprovados nos editais da cultura do Estado somam 425 mil reais para os artistas de Quatro Marcos

Após consolidar a análise criteriosa das propostas inscritas no MT Nascentes, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer divulgou no início desta terça-feira (01.12) o resultado preliminar do maior de todos os editais da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. A seleção pública, que recebeu 1.168 inscrições, conta com R$ 16,35 milhões para atender 445 projetos dos mais variados segmentos artísticos e culturais do estado.

 

Dessa forma, artistas do município de São José dos Quatro Marcos apresentaram mais de 20 projetos aos editais do Estado sendo que 09 projetos foram selecionados e totalizam 425 mil reais de incremento nas atividades culturais a serem desenvolvidas em 2021 no município.

 

Os projetos foram contemplados nos editais 2020 "Mestres da Cultura e MT Nascentes," e visam o fortalecimento das atividades culturais em São José dos Quatro Marcos, bem como gerar trabalho e renda oportunizando a valorização dos artistas locais.

 

OS PROJETOS APROVADOS

 

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – Implantação de uma biblioteca comunitária especial para atender os alunos daquela unidade de ensino no valor de 50.000,00.

 

CLAUDIO JOSÉ VILLAR TRIVELATO – Projeto de oficinas e cursos para o Jovem Artesão poder atuar com produção de produtos artesanais em couro e cordas como fonte de trabalho e renda no valor de 50.000,00.

 

ERIVAINE ORTEGA CAMPOS – Projeto denominado de “Olhares sobre a História de Quatro Marcos”, que visa realizar exposições fotográficas sobre a história do município nas escolas. Valor de 25.000,00.

 

IGOR DE OLIVEIRA CHORRO – Projeto com o intuito de realizar oficinas de aprendizados e formação profissional em práticas e técnica de iluminação de eventos, no valor de 25.000,00.

 

LAIANE APARECIDA DA SILVA – O projeto denominado de “Camponesas Mato-grossenses: Compartilhando Saberes”, visa a produção audiovisual de um documentário sobre a vida e os fazeres das mulheres do campo. Valor de 50.000,00.

 

ANDRESSA NUNES DE ALMEIDA - Teve aprovado o seu projeto denominado de "A Música como fonte de Inclusão Social", com o intuito de ministrar aulas de teclado para jovens e adolescentes, com prioridade aos afrodescendentes e moradores de bairros da periferia da cidade. Valor do projeto 25.000,00.

 

LUIZ CARLOS BORDIN – realização da “Violada Sertaneja: 5º encontro da música raiz de Quatro Marcos” é um profeto de continuidade para atender os artistas da música sertaneja raiz do município. Valor de 25.000,00.

 

RAIANE DE OLIVEIRA MARCIO – O projeto “O Resgate da Cultura dos Povos Indígenas Bororo em São José dos Quatro Marcos” tem como objetivo desenvolver atividades de pintura em tela sobre a cultura Bororo no setor de Artes Visuais. Valor de 50.000,00.

 

REGISLAINE NEVES RUIZ – Aprovação do projeto “A arte: Perfeita expressão da natureza”, que tem como objetivo trabalhar a questão do artesanato no município. 25.000,00.

 

NAYARA DE ALMEIDA DE OLIVEIRA – Realizar a gravação de um documentário de curta metragem e uma exposição fotográfica denominada de “Uma Paixão por Saberes e Práticas Culturais”, sobre o Mestre de Cultura Luiz Carlos Bordin. Valor do projeto aprovado é de 100.000,00.