Projeto Sonora abre inscrições para aulas de fanfarra e banda de música em Quatro Marcos

A prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através do Departamento de Cultura e Turismo, informa que estão abertas as inscrições para aulas de Fanfarra e Banda de Música. Em breve também serão abertas inscrições para aulas profissionalizantes contemplando outros instrumentos musicais. As matrículas são limitadas e podem ser feitas no período de 15 a 30 de março de 2022. A idade para inscrição é a partir dos 12 anos e é necessário que o interessado esteja matriculado nas escolas.

Por Luiz Carlos Bordin

As matrículas são limitadas e podem ser feitas no período de 15 a 30 de março de 2022. A idade para inscrição é a partir dos 12 anos e é necessário que o interessado esteja matriculado nas redes de ensino de qualquer escola no município. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Pública Municipal, ao lado da secretaria da escola Evilásio Vasconcelos.

Já foi tradição, desde 1967, a realização de festividades com fanfarras, bandas de músicas, carros alegóricos, cursos e oficinas com a finalidade de perpetuar nossa cultura musical. A continuidade está prevista no Plano Municipal de Cultura do Município.

É fato que as fanfarras escolares e municipais fizeram por muito tempo parte do cotidiano escolar e social do povo quatro-marquense, e representavam com grandeza suas escolas, seus comércios e as lutas e conquistas sociais, promovendo sempre o civismo, a ordem, a disciplina e o amor pela escola e pelo lugar em que vivia.

A Fanfarra Municipal de São José dos Quatro Marcos têm como objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens as primeiras noções do contexto musical com instrumentos de percussão, proporcionar o senso de cooperação, o respeito, a disciplina, o patriotismo e o resgate de tradições das gerações passadas.

Já os instrumentos de sopro da Banda de Música Municipal serão utilizados como auxiliantes na correção postural, proporcionando melhora na respiração, concentração e disciplina.

Em termos gerais, o ensino da música será utilizado para abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.

PROJETO SONORA

O Projeto Sonora foi instituído pela Lei Nº 1493/2013 e contempla aulas de fanfarra e outros instrumentos como violão, viola, violino, carron, bateria, teclado e instrumentos de sopro variados.

O Projeto visa formar ouvintes e profissionais musicais que tenham em comum o gosto pelo som e pela música e ainda a mesma dedicação e objetivo com os instrumentos, visto que é através deles que irão aprender todas as técnicas necessárias para entoar grandes clássicos.

Desta forma o Projeto Sonora é um importante centro de formação de instrumentistas para a música do município, seja através dos instrumentos de sopro, cordas, teclas ou percussão. Com esse projeto em ação, espera-se que a iniciativa seja capaz de transformar vidas, despertando nos jovens o gosto pela utilização de instrumentos musicais.

De caráter cultural, de lazer e profissionalizante, o Projeto Sonora é aberto à população com idade entre 10 e 17 anos, residente nos bairros periféricos e ou comunidades e que estejam matriculados em escolas. Nele, cada participante terá a oportunidade de aprender a tocar ao menos um instrumento musical.

Além de aulas e apresentações de fanfarra e banda de música, o Projeto Sonora ofertará cursos e oficinas temporários e profissionalizantes que incluem instrumentos como violino, teclado, viola, violão, carron e bateria.

RECURSOS

Os recursos para aquisição dos instrumentos foi uma conquista para o município, feita pelo vereador Professor Edson Borges Dos Santos e a diretoria do seu partido (PSC), junto ao deputado estadual Sebastião Rezende, o qual destinou Emenda Parlamentar no valor de 40 mil reais junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

O município entra com a contratação de profissionais e a manutenção do projeto.