Projeto de Melhoramento Genético realiza 500 inseminações artificiais em Bovinos de Corte e Leite da Agricultura Familiar

Por ASCOM

No dia 05 de Abril, o projeto de melhoramento genético de bovinos “Mais Pecuária Brasil” atingiu a marca de 500 matrizes de bovinos inseminadas em propriedades rurais da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O Mais Pecuária Brasil tem por objetivo promover o melhoramento genético por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em rebanhos de bovinos de leite e de corte em propriedades da Agricultura Familiar. O projeto é desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) em parceria Prefeitura Municipal.

A Prefeitura Municipal aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil no ano de 2022, a, através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 356/2022, que possui a duração de um ano, podendo ser prorrogado por até quatro anos. A meta do projeto é inseminar 600 animais por ano, sendo mensalmente 100 matrizes, podendo totalizar até 2.400 inseminações durante 4 anos do projeto.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, disse que o projeto “Mais Pecuária Brasil São José dos Quatro Marcos beneficiará as pequenas propriedades do município através do melhorando geneticamente de rebanhos de bovinos de leite e de corte da Agricultura Familiar”.

O projeto fornece aos produtores rurais selecionados de forma gratuita, os serviços de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e ultrassonografia de gestação com um Médico Veterinário, os protocolos hormonais, os sêmens e assistência técnica. O projeto utiliza sêmens convencionais de touros de raças de bovinos de corte e leite são produzidos e doados do acervo da multinacional Alta Genetics.

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, a tecnologia da inseminação artificial permite o melhoramento genético dos rebanhos de bovinos, possibilitando o para o aumento de produção de leite e carne nas propriedades rurais da Agricultura Familiar.

A SEFAICO tem a função de cadastrar e indicar as famílias beneficiadas e dar apoio no transporte do técnico da CONAFER. O projeto é mais uma ação do Secretaria Municipal de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), no âmbito do Programa Municipal Mais Leite. O técnico em Agropecuária, Gleison Guerra é responsável pelo acompanhamento do projeto no município.