Projeto da Prefeitura Municipal e SEMA-MT realizará plantio de árvores em homenagem às vítimas da Covid-19

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu no último dia 12 de Dezembro da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), o termo de entrega da placa e mudas do projeto “Restaurando Ecossistemas e Homenageando Vidas”.

O termo foi assinado na sede da SEFAICO, pelo Secretário de Agricultura, Vagner Meira, e a Superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC) da SEMA/MT, Vânia Marcia Montalvão Guedes Cézar. Na ocasião foi entregue 01(uma) placa de 60 cm x 80 cm do projeto a ser fixada no local do plantio das mudas das arvores de fornecimento de 100 mudas de das espécies florestais nativas.

O projeto desenvolvido pela SEMA/MT e pelo programa REM Mato Grosso em parceria com os municípios, visa realizar o plantio de mudas de espécies florestais nativas como forma de homenagear e lembrar as vítimas da COVID-19 em Mato Grosso. A Prefeitura Municipal aderiu a iniciativa durante a Semana do Meio Ambiente 2021, organizada pelo órgão ambiental estadual.

O Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira, explica que a meta é plantar uma muda de árvore de espécie florestal para cada vida perdida em decorrência da COVID-19 no município. "No contexto da pandemia, a restauração de ecossistemas ganha novo sentido. Restaurar ecossistemas também é restaurar vidas. Plantar árvores é plantar esperança" – ressalta o Secretário de Agricultura.

Para o Prefeito Jamis Silva, o projeto Restaurando Ecossistemas e Homenageando Vidas, além de realizar a revitalização ambiental, é também uma homenagem da Prefeitura Municipal às famílias do município que perderam seus entes queridos à Covid-19.

A área será preparada pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Obras e as mudas das árvores doadas pela SEMA serão plantadas em área ainda a ser definida. Serão plantadas mudas de várias espécies florestais nativas, como ipês, jatobás, aroeiras, dentre outras espécies.

A ação de plantio será realizada em data prevista para o início do ano de 2022; envolverá os familiares das vítimas e terá a participação do Prefeito Jamis Silva Bolandin, do Vice-Prefeito Ademilson Valverde, dos secretários municipais, vereadores, lideranças sociais e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.