Projeto Conhecendo Solos da Agricultura Familiar realiza atividades nos Assentamentos Santa Rosa e Florescente

Por Emerson Souza Miler

No último dia 09 de outubro o projeto de pesquisa e extensão “Conhecendo os Solos da Agricultura Familiar”, desenvolvido entre a Prefeitura Municipal e a UniBRÁS Faculdade Quatro Marcos, realizou atividades em dois assentamentos do Programa Nacional do Crédito Fundiário.

Os trabalhos foram coordenados pelos professores da UniBRÁS, os Engenheiros Agrônomos Esvanio Édipo e Keller Regina Soares, acompanhados pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira.

O objetivo do projeto Conhecendo os Solos da Agricultura Familiar é realizar do mapeamento, diagnóstico da fertilidade de solos e prognóstico sobre calagem e adubação de solos de agricultores familiares do município, que irão aumentar sua produção e renda. As atividades projeto são coordenadas pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e pela Coordenação dos Cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UniBRÁS.

As atividades de coleta de amostras de solo para análise química e física foram realizadas em propriedades rurais dos assentamentos Santa Rosa e Florescente. A coleta dos solos é realizada por estudantes de Engenharia Agronômica e do Curso Técnico em Agropecuária. Ao todo foram coletadas mais de 22 amostras, beneficiando dezenas de agricultores familiares.

As amostras de solo coletadas serão enviadas para laboratório de análises química da EMPAER/MT, e após os seus resultados, serão interpretadas pelos estudantes de Engenharia Agronômica, com posterior recomendação de calagem e adubação dos solos. Também será realizada orientações agronômicas sobre o cultivos, visando o aumento da produção, produtividade   e renda dos pelos agricultores familiares envolvidos.

A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou transporte dos estudantes até o local da pesquisa e das Associações Rurais dos dois assentamentos, que selecionou os produtores interessados em participar do projeto.