Produtores Rurais realizam devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

Nos dias 21 e 22 de novembro, ocorreu no município de São José dos Quatro Marcos a Campanha de Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do ano de 2022.

A campanha das embalagens foi realizada através do Recebimento Itinerante (RI), que ocorreu no Parque de Exposições Manoel Paulino, entre as 08 as 16 horas. O evento foi coordenado pela Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, o Sindicato Rural e as Revendas Agropecuárias.

O objetivo do Recolhimento Itinerante é facilitar aos produtores rurais a devolução correta das embalagens vazias de agrotóxicos estocadas nas propriedades rurais, em especial, as de Agricultura Familiar.

O Recebimento Itinerante (RI), que é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que compõem o Sistema Campo Limpo (SCL). A Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), através do Departamento de Meio Ambiente, auxiliou na divulgação da campanha no site institucional, redes sociais, vídeos, áudios, e no transporte das embalagens vazias até a Central de Recebimento das Embalagens, localizada no município de Mirassol D´Oeste.

Além do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o Chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson Santos de Andrade e o Técnico em Agropecuária Alessandro Casado da Silva, acompanharam durante dos dias do RI.

De acordo com Robson Santos de Andrade, “ao todo foram recolhidos o volume de 10 caminhões caçambas com milhares de embalagens vazias de 50, 20, 5 e 1 Litros e embalagens plásticas, que foram transportas até a Central de Recebimento de Mirassol D´Oeste, reduzindo assim os riscos de contaminação ambiental e de problemas de saúde com os produtores rurais”.