Prefeitura realizará a Semana da Saúde Visual para população de Quatro Marcos a partir de 05 de junho

Por Cláudia Lima / Assessoria

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a ASESP (Associação de Saúde do Estado de São Paulo), estará realizando a partir do dia 05 de junho na Unidade Básica de Saúde do bairro  Zeferino I, a  Semana da Saúde Visual para toda a população quatromarquense.

A secretária de saúde,  Taionara Bitencourt  informou que o paciente deverá  procurar as Unidades Básicas de Saúde que pertencem para retirar a senha para o atendimento gratuito, “o serviço vai beneficiar aquelas pessoas que mais necessitam e que não tenha condição de pagar uma consulta ou um exame de vista”, frisou.

O gerente da equipe de triagem da ASESP, Flavio relatou que a Semana da Saúde Visual é uma parceria importante e atenderá  uma demanda reprimida na especialidade de oftalmologia. “Os médicos  são especializados e irão  realizar exames oftalmológico computadorizado, que irá ajudar na identificação de várias doenças oculares, como o glaucoma e catarata.  O diagnóstico também poderá resultar em receita para aquisição de óculos e se necessário, os pacientes que precisam fazer cirurgias oftálmicas serão encaminhados para cirurgia pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Flavio disse ainda que  os pacientes  passam por um aparelho chamado “Auto-refrator”, que mede a capacidade visual e pelo “Pupilômetro”, capaz de medir a distância de uma pupila à outra e ao centro do rosto, visando o correto posicionamento das lentes.