Prefeitura Municipal solicita mudas de banana à SEAF/MT para produtores rurais e associações de São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), solicitou junto a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) mudas in vitro de Banana para beneficiar a Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos.

O pedido foi protocolado no mês de janeiro de 2022, por meio de ofício encaminhado ao Secretário de Estado Silvano Amaral, para ser atendido pelo Programa MT Produtivo Banana. O pedido realizado foi de 10 mil mudas in vitro de banana da variedade Maça, Terra e Nanica, já prontas para o plantio direto no campo.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a solicitação das mudas in vitro de Banana junto a SEAF/MT objetiva aumentar a área do cultivo dessa cultura no município, com diferentes variedades, possibilitando o abastecimento do mercado local e o aumento da renda dos agricultores familiares do município”.

O programa ‘MT Produtivo Banana’, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), visa expandir a área do cultivo de Banana no Mato Grosso, formar pomares mais produtivos e resistentes a pragas. O estado é atualmente o 17º maior produtor de banana do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, com uma área plantada de mais de 6 mil hectares.

Neste ano, o programa ‘MT Produtivo Banana’ deve distribuir 300 mil mudas da fruta a prefeituras e associações de produtores do estado. O objetivo do programa é alavancar a produção do estado no ranking nacional, abastecer o comércio da banana no mercado, além de gerar renda aos produtores rurais da Agricultura Familiar. O investimento previsto é de R$ 1,5 milhão para a aquisição dessas mudas.