Prefeitura Municipal se inscreve e divulga chamada da 10ª Mostra do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), se inscreveu no dia 10 de junho para promover a 10ª Mostra do Circuito Tela Verde, visando promover Educação Ambiental da população rural e urbana do município de São José do Quatro Marcos-MT. A realização da mostra ocorrerá entre o período de 14 de junho a 12 de novembro de 2021.

O Circuito Tela Verde (CTV) tem por objetivo divulgar, estimular e promover atividades de Educação Ambiental por meio da Mostra do Circuito Tela Verde, que reúne vídeos de temas ambientais por meio de Espaços Exibidores.

A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Educação e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que já selecionou desde seu início 368 vídeos sobre meio ambiente e cadastrou mais de 9 mil espaços exibidores. Para a 10ª edição do CTV, foram selecionados 27 vídeos, divididos em quatro categorias: Florestas e Desenvolvimento Sustentável; Biodiversidade; Qualidade Ambiental; e Ecoturismo e Cidadania Ambiental.

Segundo o Secretário de Agricultura Vagner Meira, a exibição dos vídeos de educação ambiental pelos e nos espaços exibidores são importantes ferramentas pedagógicas para a conscientização da sociedade. Ele afirma que a exibição dos vídeos deve ser acompanhada de debates, visando promover a reflexão e estimular o desenvolvimento de soluções para os problemas ambientais do país e do município, contribuindo para a implantação de cultura de produção e consumo sustentáveis.

Podem se inscrever como Espaço Exibidor diferentes organizações, como Salas Verdes, instituições formais de ensino, instituições não-formais de ensino, instituições públicas, ONGs, associações, cooperativas, instituições religiosas, empresas, dentre outras. A secretaria municipal está realizando a divulgação da chamada da Mostra (http://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/noticias/Chamada_EspaosExibidores_CTV102.pdf) para o público alvo da chamada.

Os espaços disponibilizados pela instituição podem ser um espaço físico, virtual ou até itinerante. As inscrições serão pela Plataforma de Educação a Distância (EaD) do MMA entre 24 de maio a 11 de junho de 2021, através do Link: https://ead.mma.gov.br/mod/page/view.php?id=9518;.  Ao se inscrever, a instituição terá acesso a todos os materiais necessários para a realização da mostra, como links dos vídeos e guia orientador.

A ação será desenvolvida em parceria com o Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA), junto a conselhos setoriais, escolas públicas e privadas, igrejas, sindicatos, associações rurais e urbanas, empresas e grupos informais do município.