Prefeitura Municipal retoma distribuição de calcário às Associações da Agricultura Familiar

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) retomou entre os dias 06 a 11 de dezembro a entrega de calcário dolomítico às Associações Rurais da Agricultura Familiar.

O calcário distribuído foi doado pelo Programa MT Produtivo do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT), resultante da atuação da Gestão Municipal através do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin que pleiteou recursos junto ao Secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral. Vale ressaltar que, a princípio, a solicitação era de 500 toneladas, porém, o município foi beneficiado com  duas mil toneladas de calcário dolomítico em 2021.

A distribuição gratuita do calcário para os produtores rurais da Agricultura Familiar compõe o Programa Municipal Solo Bom, que visa promover a melhoria da fertilidade dos solos do município. Segundo Vagner Meira, a utilização do calcário permitirá realizar a correção dos solos ácidos, aumentando a produtividade das áreas agrícolas, racionalização e otimização da adubação e o aumento da renda dos agricultores familiares do município.

A distribuição será realizada pela Prefeitura em parceria com as Associações Rurais de comunidades e assentamentos rurais. O transporte do insumo agrícola está sendo feito pela Secretaria de Obras, da frente da área da antiga CASEMAT, até as sedes das associações e comunidades rurais.

Nesta fase, foram beneficiadas as Associações Mãe Terra e Associação dos Produtores Rurais do Alto Sant’Ana, sediadas no Assentamento Florestan Fernandes; a Associação de Pequenos Produtores Rurais da União, sediada no Assentamento Chico Mendes; as Associação dos Produtores Rurais da Gleba União da Vitória e Associação dos Produtores Amigos da União, sediadas no Assentamento União da Vitória; Associação Comunitária Santa Rosa, sediada na comunidade São Geraldo.

Já foram beneficiadas a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São João da Figueirinha e da Associação São João do Crédito Fundiário dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Figueirinha sediadas na Unidade Técnica do Crédito Fundiário São João da Figueirinha, Associação Bom Jesus do Assentamento P.A. Florescente sediada na Unidade Técnica do Crédito Fundiários Florescente e Associação da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Rosa, sediada no Unidade Técnica do Crédito Fundiário Santa Rosa. Será atendida nos próximos dias a Associação do Vale do Jauru, sediada no Assentamento Irmã Dorotty.

Para orientar a aplicação correta do insumo agrícola, a Prefeitura Municipal também está disponibilizando serviços de apoio na coleta de amostras de solo e doação de 01 (uma) análise química física de solo, recomendação de calagem e adubação.  Serão priorizados os agricultores familiares que já realizaram análises de solo, fornecedores do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), feirantes e assistidos pelo ATEG em Bovinocultura de Leite e Horticultura do SENAR/MT e Unidades de Referência Tecnológica de capineiras, café, banana, abacaxi e outras a serem instaladas em parceria com a EMPAER/MT.