Prefeitura Municipal recebe propostas de Comissão de Jovens elaboradas na 1ª Conferência Municipal de Juventude

Por Ricardo Nunes de Souza

Baixar Arquivo

No último dia 24 de Janeiro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, recebeu uma comissão de lideranças jovens que apresentaram propostas construídas na 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos (I COMJUVE).

A reunião ocorreu na sede do Paço Municipal, das 10:30 as 11:30 horas, e contou com as presenças do Prefeito Municipal Jamis Silva, do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, diretores da Associação Casa da Juventude (ACAJU) e outras lideranças jovens do rurais e urbanas.

A comissão apresentou ao Prefeito Municipal as 25 principais propostas da 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos (I COMJUVE), sendo 5 por eixo temático. Os eixos bases são: 1 - Cidadania, Diversidade e Igualdade, Participação Social, Política e Representação Juvenil, Comunicação e Liberdade de Expressão; 2 – Direito a Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; 3 – Direito a Saúde, Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; 4 – Direito a Cultura; Desporto e Lazer; 5 – Direito ao Território e à Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente. A comissão, se reuniu para sintetizar e sistematizar as propostas apresentadas no dia 22 de Janeiro de 2024, na sede da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), que contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, afirmou que estudará com carinhos e atenção todas as propostas apresentadas, com os Secretários Municipais e Procuradoria Geral do município, para verificar quais propostas serão possíveis pôr em prática para melhorar a qualidade de vida da juventude quatromarquense. “Esses jovens estão de parabéns, pois é desta forma que se muda a realidade do município, participando politicamente, debatendo e propondo”, finalizou Bolandin.

O município de São José dos Quatro Marcos, foi o único da região sudoeste de Mato Grosso a realizar a Conferência Municipal de Juventude. A 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos foi realizada no 09 de Dezembro de 2023, com o tema "Construir no Presente, o Futuro que Queremos para a Juventude".

Segundo Vagner Meira, “A juventude quatromarquense está de parabéns, elaboraram de forma participativa e democrático na 1ª Conferência Municipal de Juventude de São José dos Quatro Marcos propostas prioritárias que auxiliará na criação de projetos, programas e políticas públicas que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida, cidadania e renda da juventude quatromarquense, do campo e da cidade”.