Prefeitura Municipal recebe lista de cursos do SENAR/MT aprovados para o 2º semestre de 2022

Por Secretaria de Agricultura

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu no dia 29 de junho, a lista de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) aprovados para o município para o segundo semestre do ano de 2022.

A entrega da lista de cursos ocorreu na sede do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, e contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, presidente do Sindicato dos Produtores Rural Alessandro Casado da Silva, vice-presidente do Sindicato Rural Sérgio de Oliveira Cabral, mobilizador do SENAR/MT Anízio Cassia de Almeida. A lista conta com dezenas de cursos na área de produção animal, vegetal, agroindustrialização, artesanatos, além de palestras e programas.

Segundo Vagner Meira, os cursos do SENAR/MT são fundamentais para leva conhecimentos e novas tecnologias para os agricultores e agricultoras, podendo contribuir com o aumento da produção, com a agregação de valores e geração de renda e melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania da população rural e urbana. Durante o primeiro semestre, foram realizados dezenas de cursos, com destaque para os cursos de Apicultura, Piscicultura e Avicultura, que mobilizaram a criação de programas municipais de fomento agropecuário.

Os cursos do SENAR/MT foram solicitados no ano de 2021 junto ao Sindicato Rural através da SEFAICO, após levantamento realizado junto a Associações Rurais do município. Na ocasião, foram solicitados 50 cursos nas linhas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), Programas e Palestras. A Prefeitura Municipal, na realização dos cursos, auxilia na mobilização dos participantes e também com contrapartida financeira na compra de materiais e insumos.