Prefeitura Municipal recebe 2400 mudas de banana da SEAF/MT para a Agricultura Familiar

Por Secretaria de Agricultura

No dia 10 de dezembro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), recebeu 2400 mil mudas de in vitro de Banana da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT).

As mudas são do Programa Mato Grosso Produtivo Banana e irão beneficiar Agricultura Familiar do Estado. Foram distribuídas mudas das variedades maçã cv. brs princesa e terra cv. farta velhaco. Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, as mudas recebidas são das variedades de banana maça brs princesa e terra farta velhaco, e serão distribuídas prioritariamente para as mulheres rurais fornecedoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), possibilitando o aumento e diversificação da produção, a segurança alimentar e a geração de renda.

As mudas foram retiradas no Centro de Distribuição da Agricultura Familiar do Governo do Estado, localizado no município de Várzea Grande-MT, e o transporte das mudas para São José dos Quatro Marcos, foi realizado pela SEFAICO. As mudas foram levadas ao Viveiro Municipal de mudas, onde passarão por manejo e tratos culturais, para em seguida serem distribuídas para 28 mulheres rurais associadas da AMPAFAD.

O Programa MT Produtivo Banana visa expandir a área do cultivo de banana no Mato Grosso, formar pomares mais produtivos e resistentes a pragas, aumentar a produção do estado e incrementar a renda da Agricultura Familiar. O município de São José dos Quatro Marcos já foi beneficiado com 7400 mudas das variedades maçã, terra e nanica até o momento.