Prefeitura Municipal realiza serviços de preparo de solo para agricultores familiares da Feira Municipal

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), iniciou o no fim de Outubro a realização de serviços de preparo solo para agricultores familiares da Feira Municipal.

Os serviços de gradagem de solo compõem as atividades do projeto Feira Mais Forte, da Secretaria de Agricultura, que tem por objetivo apoiar os agricultores familiares feirantes do município, visando aumentar a produção e a diversidade de produtos disponíveis para comercialização na Feira Municipal.

O projeto está oferecendo até 2 horas de gradagem de solo, perfuração e limpeza de reservatórios de água, coleta de solo para análises de solos, calcário, sementes, mudas e serviços de assistência técnica gratuitos.

Com o início do período chuvoso, os agricultores familiares da Feira Municipal precisam de apoio para preparar seus solos, reduzindo seus custos de produção, aumentando a produção, a sua renda e melhorando a sua qualidade de vida – destaca o Secretário de Agricultura Vagner Meira.

O projeto Feira Mais Forte é resultado dos diálogos com a Associação de Feirantes de São José dos Quatro Marcos (Feira Livre), criada no mês de agosto. A associação é parceira do projeto, mobilizando e identificando os agricultores familiares feirantes que necessitam dos serviços.

O projeto tem for finalidade reduzir os impactos econômicos da pandemia Covid-19 junto aos feirantes. O serviço de preparo de solo está sendo realizado com um trator em posse da Prefeitura Municipal e um da Central de Associações de Produtores Rurais de Quatros Marcos.