Prefeitura Municipal realiza reunião para debater criação de Cooperativa Agropecuária

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 30 de julho, durante a Semana Municipal da Agricultura Familiar reunião para debater criação de uma Cooperativa Agropecuária, a ser instalada no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A reunião ocorreu a partir das 14h no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, e contou com a participação de produtores e agricultores familiares de diferentes comunidades rurais do município, presidentes de associações rurais, e representantes da EMPAER/MT e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O Vice-Prefeito Ademilson Valverde esteve na reunião representando o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin.

Na reunião foi realizada uma palestra sobre Cooperativismo, abordando conceitos, princípios, história, legislação, ramos e desafios e perspectivas do cooperativismo. Após a palestra, os participantes puderam tirar dúvidas, dar opiniões e sugestões sobre a criação, finalidades e objetivos da cooperativa.

Segundo Ademilson Valverde, a criação da cooperativa agropecuária é uma meta do Governo Municipal 2021-2024, que acredita que o cooperativismo é uma importante estratégia para reduzir custos de produção e melhorar a rentabilidade dos produtores rurais quatromarquenses. Vagner Meira, Secretário de Agricultura, afirma que a Cooperativa Agropecuária visa promover fortalecimento e desenvolvimento dos produtores rurais do município, principalmente, os da agricultura familiar. Com a criação da cooperativa, os produtores sócios poderão organizar a compra conjunta de insumos agrícolas, a agroindustrialização da produção, e a comercialização dos seus produtos agropecuários e florestais.

De acordo com o SEBRAE (2021), as cooperativas são organizações sociais não governamentais, jurídica constituídas, sem fins lucrativos, constituída por membros de determinado grupo econômico ou social, que objetiva desempenhar, em benefício comum, uma determinada ou diferentes atividades econômicas. As cooperativas são reguladas pela Lei 5.764/71

No encerramento da reunião, foi colocado foi aprovado a continuidade do projeto de criação cooperativa agropecuária pelas pessoas presentes. Ficou definido que no próximo dia 14 de agosto, a Assembleia Geral para fundação da cooperativa na sede do município. Será criado um grupo de Whatsaap para auxiliar na comunicação do projeto de criação da cooperativa.