Prefeitura Municipal realiza III Seminário Municipal das Mulheres Rurais em São José dos Quatro Marcos

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e em parceria com a Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), realizou o III Seminário Municipal das Mulheres Rurais em conjunto com o V Encontro de Mulheres Camponesas do município de São José dos Quatro Marcos-MT.
O seminário foi realiza no dia 18 de Novembro de 2023, na sede da Escola Municipal Reinaldo Botelho, Comunidade Barreirão, das 07 às 15 horas. O evento reuniu centenas mulheres rurais de diferentes comunidades, associações, cooperativas e sindicatos do município.
Estiveram presentes na mesa de abertura do evento o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a Secretária de Assistência Social Elisângela Lopes, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, a presidente da AMPAFAD Marile dos Reis Alves, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Andria Mara da Silva, a vereadora Luzemeire Mônica de Araújo Caldeira, a Agente Técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) Patricía Luciane Santos de Campos e o Coordenador Geral do Escritório Estadual do MDA - MT Nelson Luís Borges de Barros.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “o seminário teve por objetivo promover a formação, valorização, auto-estima e protagonismo político e organização das mulheres rurais quatro-marquenses da Agricultura Familiar, garantindo a elas mais conhecimentos sobre seus direitos e políticas públicas de promoção de cidadania, inclusão social e produtiva”.
Na programação ocorreu apresentações culturais, místicas, músicas e danças e palestras sobre diferentes temas como|: Mulheres Rurais. Quem Somos Nós? (Andria Mara da Silva - STTR); Direitos das Mulheres Rurais (Elisangela Rodrigues da Silva - OAB); A Saúde da Mulher Rural (Fernanda Freire - MTMamma); e Políticas Públicas da Agricultura Familiar para Mulheres Rurais (Vagner Meira - SEFAICO), e o Crédito Rural para a Mulheres Rurais (Patrícia Luciane Santos de Campos - EMPAER).
O evento distribuiu camisetas e sorteou brindes e presentes arrecadados no comércio local de São José dos Quatro Marcos e Araputanga. Foi garantido transporte e alimentação gratuita das participantes do evento. O café da manhã foi organizado pelas próprias mulheres rurais do Assentamento Florestan Fernandes. O evento também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que viabilizou o transporte e o espaço do evento, Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), EMPAER/MT, SEAF/MT, Sindicato Rural, MDA, Martelinho de Ouro, da Vereadora Meire Braga e o do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira.