logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal realiza III Seminário Municipal das Mulheres Rurais em São José dos Quatro Marcos


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

214 Acessos

Prefeitura Municipal realiza III Seminário Municipal das Mulheres Rurais em São José dos Quatro Marcos

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e em parceria com a Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), realizou o III Seminário Municipal das Mulheres Rurais em conjunto com o V Encontro de Mulheres Camponesas do município de São José dos Quatro Marcos-MT. 
O seminário foi realiza no dia 18 de Novembro de 2023, na sede da Escola Municipal Reinaldo Botelho, Comunidade Barreirão, das 07 às 15 horas. O evento reuniu centenas mulheres rurais de diferentes comunidades, associações, cooperativas e sindicatos do município. 
Estiveram presentes na mesa de abertura do evento o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a Secretária de Assistência Social Elisângela Lopes, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, a presidente da AMPAFAD Marile dos Reis Alves, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Andria Mara da Silva, a vereadora Luzemeire Mônica de Araújo Caldeira, a Agente Técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) Patricía Luciane Santos de Campos e o Coordenador Geral do Escritório Estadual do MDA - MT Nelson Luís Borges de Barros.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “o seminário teve por objetivo promover a formação, valorização, auto-estima e protagonismo político e organização das mulheres rurais quatro-marquenses da Agricultura Familiar, garantindo a elas mais conhecimentos sobre seus direitos e políticas públicas de promoção de cidadania, inclusão social e produtiva”.
Na programação ocorreu apresentações culturais, místicas, músicas e danças e palestras sobre diferentes temas como|: Mulheres Rurais. Quem Somos Nós? (Andria Mara da Silva - STTR); Direitos das Mulheres Rurais (Elisangela Rodrigues da Silva - OAB); A Saúde da Mulher Rural (Fernanda Freire - MTMamma); e Políticas Públicas da Agricultura Familiar para Mulheres Rurais (Vagner Meira - SEFAICO), e o Crédito Rural para a Mulheres Rurais (Patrícia Luciane Santos de Campos - EMPAER). 
O evento distribuiu camisetas e sorteou brindes e presentes arrecadados no comércio local de São José dos Quatro Marcos e Araputanga. Foi garantido transporte e alimentação gratuita das participantes do evento. O café da manhã foi organizado pelas próprias mulheres rurais do Assentamento Florestan Fernandes. O evento também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que viabilizou o transporte e o espaço do evento, Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), EMPAER/MT, SEAF/MT, Sindicato Rural, MDA, Martelinho de Ouro, da Vereadora Meire Braga e o do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira.