Prefeitura Municipal realiza I Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

No dia último dia 25 de Julho, no Salão de Eventos da CDL Quatro Marcos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou o I Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos. A data do evento foi escolhida, para homenagear o Dia Internacional da Agricultura Familiar e início da Semana Municipal da Agricultura Familiar, que ocorrerá entre os dias 25 a 28 de Julho.

O evento ocorreu entre as 08:00 às 12:00 horas, e contou com a presença de centenas de agricultores e agricultoras familiares do município, além de representantes de associações e cooperativas da Agricultura Familiar. Além do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, estiveram presentes no evento a Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a Secretária Chefe de Gabinete Rosângela Aparecida Côrrea, o Secretário Municipal de Fazenda Jeovane Alves de Souza, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento Cleidimara Lopes, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos Benedito Catanoza, além de outras autoridades de entidades governamentais e não governamentais.

O Prefeito Municipal Jamis Silva afirmou que a “A realização o I Seminário Municipal da Agricultura Familiar é uma demonstração do compromisso do governo com o segmento da Agricultura Familiar, que é muito importante social e economicamente para o município de São José dos Quatro Marcos”.

Segundo Vagner Meira, o objetivo do seminário foi promover e divulgar conhecimentos, informações, tecnologias e políticas públicas para a Agricultura Familiar. Foram realizadas 05 palestras técnicas: Agricultura Familiar. Quem Somos (Porfírio da Silva Junior, Técnico em Agropecuária da EMPAER/MT); Políticas Públicas para Agricultura Familiar (Andria Mara Nepomuceno Presidente do STTR); O Plano Safra da Agricultura Familiar (Sônia Menez, Gerente de Negócios Agro do SICREDI Biomas); A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MT: Casos de Sucesso na Agricultura Familiar (Valteir Siani Ferreira, Supervisor Regional do SENAR/MT), e as Pequenas Agroindústrias na Agregação de Valores e Geração de Renda da Agricultura Familiar (Médica Veterinária Carolina Ferrari Martins, pelo CIDESAT).

Durante a programação do evento, foram entregues Certificados de Amigos da Agricultura Familiar para diversas lideranças, Certificado de Agricultor Familiar do Ano de 2022, a entrega de CAFs Físicas e Jurídicas pela EMPAER/MT, além da entrega de Caixas de Apicultura (Colmeias) para Apicultores familiares do município. Na ocasião, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira comunicou a liberação de Emenda Federal de R$ 200 mil da ex-Deputada Federal Rosa Neide para aquisição de 02 veículos tipo Pick Up para Central de Associações de Produtores Rurais e para a Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos (COOPERMARCOS), e as Emendas Estaduais do Deputado Estadual Lúdio Cabral para aquisição de 01 veículos tipo Pick Up para a Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e do Deputado Estadual Valdir Barranco, para aquisição de Implementos Agrícolas para a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento União da Vitória.

O evento contou com a parceria do SICREDI Biomas, CIDESAT, EMPAER/MT, COOPERMARCOS, AMPAFAD, Central de Associações de Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato Rural, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT), CONAB e MDA.