logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal realiza I Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

384 Acessos

Prefeitura Municipal realiza I Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos

No dia último dia 25 de Julho, no Salão de Eventos da CDL Quatro Marcos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou o I Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos. A data do evento foi escolhida, para homenagear o Dia Internacional da Agricultura Familiar e início da Semana Municipal da Agricultura Familiar, que ocorrerá entre os dias 25 a 28 de Julho.

O evento ocorreu entre as 08:00 às 12:00 horas, e contou com a presença de centenas de agricultores e agricultoras familiares do município, além de representantes de associações e cooperativas da Agricultura Familiar. Além do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, estiveram presentes no evento a Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a Secretária Chefe de Gabinete Rosângela Aparecida Côrrea, o Secretário Municipal de Fazenda Jeovane Alves de Souza, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento Cleidimara Lopes, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos Benedito Catanoza, além de outras autoridades de entidades governamentais e não governamentais.

O Prefeito Municipal Jamis Silva afirmou que a “A realização o I Seminário Municipal da Agricultura Familiar é uma demonstração do compromisso do governo com o segmento da Agricultura Familiar, que é muito importante social e economicamente para o município de São José dos Quatro Marcos”.

Segundo Vagner Meira, o objetivo do seminário foi promover e divulgar conhecimentos, informações, tecnologias e políticas públicas para a Agricultura Familiar. Foram realizadas 05 palestras técnicas: Agricultura Familiar. Quem Somos (Porfírio da Silva Junior, Técnico em Agropecuária da EMPAER/MT); Políticas Públicas para Agricultura Familiar (Andria Mara Nepomuceno Presidente do STTR); O Plano Safra da Agricultura Familiar (Sônia Menez, Gerente de Negócios Agro do SICREDI Biomas); A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MT: Casos de Sucesso na Agricultura Familiar (Valteir Siani Ferreira, Supervisor Regional do SENAR/MT), e as Pequenas Agroindústrias na Agregação de Valores e Geração de Renda da Agricultura Familiar (Médica Veterinária Carolina Ferrari Martins, pelo CIDESAT).

Durante a programação do evento, foram entregues Certificados de Amigos da Agricultura Familiar para diversas lideranças, Certificado de Agricultor Familiar do Ano de 2022, a entrega de CAFs Físicas e Jurídicas pela EMPAER/MT, além da entrega de Caixas de Apicultura (Colmeias) para Apicultores familiares do município. Na ocasião, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira comunicou a liberação de Emenda Federal de R$ 200 mil da ex-Deputada Federal Rosa Neide para aquisição de 02 veículos tipo Pick Up para Central de Associações de Produtores Rurais e para a Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos (COOPERMARCOS), e as Emendas Estaduais do Deputado Estadual Lúdio Cabral para aquisição de 01 veículos tipo Pick Up para a Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e do Deputado Estadual Valdir Barranco, para aquisição de Implementos Agrícolas para a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento União da Vitória.

O evento contou com a parceria do SICREDI Biomas, CIDESAT, EMPAER/MT, COOPERMARCOS, AMPAFAD, Central de Associações de Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato Rural, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT), CONAB e MDA.