Prefeitura Municipal realiza Curso de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais

Por Emerson Souza Miler

Prefeitura Municipal realiza Curso de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, por meio Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou o Curso de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais. O curso oferecido Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) ocorreu entre os dias 11 de 12 de maio, no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), localizado no Sindicato Rural, município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O curso teve por objetivo capacitar atores sociais multiplicares para promover o processo de regularização ambiental de imóveis rurais. O público alvo do curso foram gestores púbicos, vereadores, técnicos extensionista, produtores rurais, lideranças sindicais rurais e estudantes.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a capacitação de atores locais sobre leis ambientais e regularização ambiental de imóveis rurais é fundamental para corrigir os passivos ambientais no meio rural do município, principalmente, das propriedades rurais da Agricultura Familiar.

O conteúdo programático abordado pelo curso foram: Conceitos sobre Imóveis Rurais, Sistemas de Produção, Passivos Ambientais, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), PRADA (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas), entre outros.

O curso teve carga horária de 16 horas e envolveu 15 participantes. A capacitação foi ministrada pela instrutor do SENAR, o Engenheiro Agrônomo Wanderson Batista.

O município São José dos Quatro Marcos possui um dos maiores passivos ambientais do estado Mato Grosso, com mais de 90% da sua área desmatada, e muitas delas degradadas. Neste sentido, a SEFAICO está desenvolvendo um conjunto de ações que serão implementadas ao longo dos próximos anos visando melhorar a qualidade e a preservação ambiental no município. Serão desenvolvidos cursos, palestras, seminários, políticas, programas e projetos públicos de apoio a regularização ambiental dos imóveis rurais.

Todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 são adotadas, como aferição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.