logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal realiza cadastro de dados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)


Por Emerson Souza Miler

520 Acessos

Prefeitura Municipal realiza cadastro de dados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)

No dia 11 de junho, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, finalizou o preenchimento dados referente ao Ciclo de Coleta 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Criado em 1996, o SNIS está vinculado à Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Este sistema de informações do setor dos prestação de serviços de saneamento básico brasileiro, que conta com uma plataforma que reúne indicadores sobre os serviços dos componentes Água, Esgotos, Resíduos Sólidos e de Águas Pluviais.

Os objetivos do SNIS é promover: planejamento e execução de políticas públicas; orientação da aplicação de recursos; conhecimentos e avaliação do setor saneamento; avaliação de desempenho dos serviços; aperfeiçoamento da gestão; orientação de atividades regulatórias e de fiscalização; e controle social do sistema de saneamento básico.

Os dados do SNIS são coletados anualmente, após o fechamento dos balanços das empresas se serviços do setor de saneamento básico, com a liberação do aplicativo para os prestadores e/ou município, seguindo o cronograma de coleta e preenchimento dos formulários. Após a validação das informações, são calculados indicadores de cada componente, elaborados e publicados os diagnósticos.

As informações cadastradas no Ciclo de Coleta do SNIS 2021 se referem aos dados gerados pelo sistema de serviços de saneamento básico referentes ao ano de 2020. Os formulários de preenchimento do SNIS contém informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro, contábil e de qualidade da prestação de serviços de saneamento básico em áreas urbanas.  

O período de realização da coleta de dados ocorreu entre os dias 04 de Abril até 11/06/2021. O cadastro dos dados municipais envolveu a equipe do DAE, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura.