Prefeitura Municipal promoverá Semana Municipal do Meio Ambiente 2021 com atividades diversas

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (Sefaico) realizará entre os dias 31 de maio a 05 de junho, a Semana Municipal de Meio Ambiente em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Obras e Serviços Públicos.

O evento terá como a temática “Todos cuidando da proteção do Meio Ambiente”, e visa promover a ampliação da consciência e educação ambiental da população com foco na preservação da biodiversidade e conservação dos recursos naturais.

Na programação haverá várias atividades, dentre elas, aulas e palestras online, postagens e panfletagem digital e presencial, produção de desenhos, redações, pesquisas, fotos e produção e postagens de vídeos que abordam temas como: consumo sustentável, coleta seletiva dos resíduos sólidos, combate às queimadas urbanas e rurais, utilização de agrotóxicos e produção de adubo orgânico pela compostagem.

O público-alvo são gestores e funcionários públicos, professores e estudantes da rede estadual e municipal e privada, organizações sociais urbanas e rurais e sindicais, conselhos municipais, agentes comunitários de saúde e a população em geral.

As atividade ocorrerão em formato online (Yotube e Plataforma Google Meet) e presenciais.  Várias entidades são parceiras nas atividades desenvolvidas na semana, como o Ministério Público, Consórcio de Nascentes do Pantanal, Agência Regional de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico, Unemat e FQM-Unibrás, Escolas Municipais, Estaduais, Empaer, Indea, Sindicato dos Produtores, Sindicato dos Trabalhadores, Postos de Saúde.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura e organizador do evento, várias ações serão implementadas e promovidas pela Prefeitura Municipal durante a semana visando à proteção do meio ambiente do município. Dentre as ações, merecem destaque a: adesão aos programas A3P, Programa Cidade Mais Verde e Cadastro Ambiental Urbano do Ministério do Meio Ambiente; instalação de Eco Pontos de Coleta Seletiva; criação do Comitê Municipal de Educação Ambiental; lançamento do Projeto Campo Limpo; Campanha Contra Queimadas Urbanas e Rurais; Projeto Adote e Plante 01 Árvore, Copo Ecológico, entre outras iniciativas.

Abertura:

31/05/2021, às 8h