Prefeitura Municipal promovem II Semana dos Alimentos Orgânicos e XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico

Por Rony Marcos

No último dia 29 de Maio, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), lançou a II Semana Municipal dos Alimentos Orgânicos.
A semana será realizada em conjunto com XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura e a de Produção Orgânica nas Unidades (CPorg) dos Estados. O tema da Campanha desde ano, é "Produto Orgânico, Amigo do Clima”.
O tema da campanha nacional pretende ressaltar os benefícios do alimento orgânico como instrumento de preservação do meio ambiente e opção resiliente às mudanças climáticas, em alinhamento a um dos principais compromissos firmados pelo governo federal junto à sociedade brasileira e internacional.
O lançamento da campanha nacional foi realizada através de uma live no dia 29 de Maio, as 14 horas, na sede Ministério da Agricultura e Pecuária, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Mapa, com a transmissão de palestras pelo canal da Enagro.
Segundo Vagner Meira, a Semana Municipal dos Alimentos Orgânicos tem por objetivo promover a produção e consumo de Alimentos no município. Com a produção orgânica poderemos produzir alimentos mais saudáveis e nutritivos e proteger o meio ambiente, reduzindo os impactos dos sistemas de produção agropecuários sobre as mudanças climáticas local e mundial.
A Semana Municipal e a XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico no município, teve a realização de palestras em escola municipais e estaduais rurais e urbanas, e a postagens de cardes em Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp.  As palestras ministradas abordaram a história da Campanha Anual de Promoção dos Produtos Orgânicos, conceito de agricultura orgânica, tipos de agricultura orgânicas, produção orgânica no mundo e no Brasil, vantagens e desvantagens, tipos de produtos orgânicos, consumo de alimentos orgânicos, certificação de produtos e orgânicos, tipos de certificação orgânicas e certificadoras.
A SEFAICO tem por planejamento realizar palestras sobre hortas orgânicas nas escolas municipais e estaduais e junto a agricultores e comunidades rurais, visando aumentar a produção e consumo de alimentos orgânicos no município, bem como, estimular produtores rurais a adotarem o modelo de produção orgânica com certificação.