Prefeitura Municipal promove curso sobre cafeicultura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) promoveu o curso de Formação de Lavouras de Café pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do curso é promover conhecimentos e tecnologias de produção sustentáveis para a implantação de lavoura comercial de Café (Coffea sp). O curso ocorreu entre os dias 30/11 a 03/12, no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) do SENAR/MT, localizado no Parque de Exposições Manoel Paulino.

A carga horária do curso foi de 32 horas, com aulas teóricas e práticas, aonde foram capacitados 15 pessoas, entre agricultores, técnicos extensionistas e estudantes. O treinamento foi ministrado pela instrutor do SENAR/MT, o Engenheiro Florestal Gustavo Lins Martins Ponce, que é também produtor de mudas, cultiva e processa café no Estado do Paraná.

O conteúdo programático do curso foram, escolha da área, análise de solo, gradagem do solo, correção do solo, locação de curvas de nível e terraços, adubação de plantio, preparo das covas e sulcos de plantio, espaçamento de plantio, seleção de mudas, plantio das mudas, irrigação controle de plantas daninhas, controle de pragas e doenças, adubação de cobertura, podas e desbrotas, colheita, dentre outros.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a Cafeicultura pode ser uma importante alternativa econômica para os produtores da Agricultura Familiar. Em 2022, a Secretaria lançará o projeto Mais Café, visando promover a implantação de lavouras de café irrigado juntos ao agricultores familiares do município. Os agricultores cadastrados, serão atendidos com mudas clonais de variedade de Café Robusta e Conillon, análise de solo, calcário, preparo do solo e apoio na construção de reservatórios de água para irrigação.

Em 2021, a Secretaria de Agricultura está apoiando a implantação de três Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) de Café Clonal Conillon em parceria com a EMPAER/MT. As unidade implantadas estão localizadas no Assentamento Florestan Fernandes, e visam estimular o desenvolvimento da Cafeicultura junto a Agricultura Familiar do município quatro-marquense