Prefeitura Municipal promove Curso de Produção de Embutidos e Defumados com Carne Suína no Assentamento Irmã Dorothy

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), promoveu o Curso de Produção de Embutidos e Defumados com Carne Suína pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do treinamento foi capacitar agricultores familiares para a produção de embutidos e defumados de carne suína utilizando utensílios adequados, controle de qualidade e higiene. O curso ocorreu entre os dias 27 de junho a 01 de julho no Sítio Esperança, localizado no Assentamento Irmã Dorothy, município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a capacitação teve por objetivo promover conhecimentos a agricultores familiares sobre beneficiamento de carne suína através da produção de embutidos e defumados, agregando valores a carne cru dos suínos, possibilitando o aumento da renda das propriedades da Agricultura Familiar do município.

A carga horária do treinamento foi de 40 horas, e envolveu 14 pessoas, entre mulheres e homens. O curso foi ministrado pelo Técnico em Agroindústria e Gastrônomo, Magno Luz, instrutor credenciado no SENAR/MT.

O conteúdo programático do curso foi: Higiene e Sanitização das Instalações e Equipamentos; Normas de Segurança; Legislação Sanitária; Seleção de ingredientes e condimentos; Equipamento de Proteção Individual (EPI); Abate e beneficiamento dos animais; Salga úmida; Defumadores e Defumação; Armazenamento; Embalagem; noções de Administração, Comercialização e Marketing.

Dentre os produtos embutidos e defumados elaborado no curso estava linguiças toscana, calabresa; salames; bacon, costelinha defumada, hambúrguer, torresmo, entre outras receitas. A realização do curso contou com a parceria do Sindicato Rural e da Associação Vale do Jauru (AVJ).