logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal promove curso de Produção Artesanal de Conserva de Frutas na APAE


Por Secretaria de Agricultura

282 Acessos

Prefeitura Municipal promove curso de Produção Artesanal de Conserva de Frutas na APAE

No último dia 22 de julho, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), finalizou o Curso de Produção Artesanal de Conserva de Frutas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT).

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira, o objetivo do curso foi capacitar os participantes a produzir de forma artesanal diferentes tipos de conservas de doces utilizando frutas. “A produção de Doces e Conservas de Frutas locais possibilita a melhoria da segurança alimentar, a agregação de valores pelo seu processamento, a geração de emprego e renda das famílias do campo e da cidade”.

O curso foi realizado na sede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José dos Quatro Marcos), localizada no Bairro Zeferino II, E ocorreu entre os dias 19 a 22 de julho de 2022.  A capacitação de 32 horas foi ministrada pela instrutora do SENAR/MT, a Engenheira de Alimentos e Mestre Ana Lázara Matos de Oliveira.

Os conteúdos programáticos do treinamento foram: Legislação vigente quanto à produção de alimentos; Controle de qualidade na produção de alimentos; Limpeza e sanitização do local; Seleção e uso de equipamentos e utensílios; Equipamentos e manipulador; Tipo de frutas; Seleção da matéria-prima; Tipos de conservas e doces de frutas; Higienização e esterilização dos vidros e tampas; Acondicionamento, processos de conservação, lacrar e rotular; Armazenamento e noções de administração, comercialização e marketing. Dentre as técnicas pela demonstradas no curso, destaca-se a produção de compotas, licores, geleias, fruta cristalizada, doces de corte e doces em pasta. 

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandim, o vice-Prefeito e Secretário de Administração Ademilson Valverde Peres, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira e o presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado da Silva estiveram presentes no encerramento do curso. 

O curso foi realizado em parceria com o Sindicato Rural e a APAE Quatro Marcos, que ofereceu o espaço físico para a realização do curso. Participaram do curso 14 pessoas vulneráveis, moradoras do bairro Zeferino II e outros bairros vizinhos.