Prefeitura Municipal participará de capacitação sobre Coleta de Dados para o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos participará de curso de capacitação sobre coleta de dados de Resíduos Sólidos Urbanos. Serão envolvidos técnicos e gestores das Secretaria Municipal de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), Secretaria Municipal der Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e Secretaria Municipal de Planejamento e Administração.

O curso "Introdução à Coleta de Dados do módulo Resíduos Sólidos Urbanos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)” será oferecido pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. O objetivo é fornecer informações gerais sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e capacitar técnicos de prestadores de serviços e de prefeituras municipais para utilizarem a ferramenta SNISWEB Resíduos Sólidos.

A capacitação é 100% online e de modalidade autoinstrução. A carga horária estimada é de 25 horas e o período de realização será entre os dias 09 de março a 31 de março de 2023. As inscrições para o curso poderão ser realizadas entre os dias 22 de fevereiro e 03 de março de 2023, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfB41cWil8y91milRNJ7B2iTFMn-tyPAUU46V0IQbPwJmuSrw/viewform

A avaliação se dará por meio da prática de preenchimento em ambiente de simulação do SNISWeb e os participantes que concluírem no período determinado serão devidamente certificados. Os participantes que concluírem a capacitação serão devidamente certificados.

O SNIS consiste de um banco de dados administrado na esfera federal e contém informações sobre a prestação de serviços de água e esgotos, de caráter operacional, gerencial, financeiro, de balanço e sobre a qualidade dos serviços prestados. Os objetivos do sistema são: Avaliação de desempenho dos serviços; Aperfeiçoamento da gestão; Orientação de atividades regulatórias e de fiscalização; e Exercício do controle social da Gestão dos Resíduos Sólidos.