Prefeitura Municipal participa palestra sobre Cultivo de Café Conillon Clonal no município de Jauru-MT

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de palestra sobre o Café Clonal no município de Jauru-MT.

A palestra ocorreu no dia 04 de Abril de 2023, das 09:00 às 11:00 horas, no espaço da Câmara Municipal de Vereadores. O evento foi organizado pelo Escritório Local e Regional da EMPAER e Secretaria Municipal de Agricultura de Jauru.

Representando o município de São José dos Quatro Marcos, estiveram presentes no evento, o Técnico em Agropecuária da EMPAER, Porfirio Junior da Silva e pela SEFAICO, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza.

A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da EMPAER de Tangará da Serra, Wellington Procópio. A palestras abordou a importância do cultivo do Café Clonal da espécie e Coffea canefhora (cv. Conillon). O palestrante trouxe temas sobre, a escolha da área de cultivo, a produção de mudas, época de plantio, preparo de covas ou suco de plantio, podas de formação, adubação mineral e orgânica, manejo de pragas e doenças, colheita, beneficiamento e comercialização do café.

A Cafeicultura é uma importante atividade econômica da Agricultura Familiar no estado de Mato Grosso. No passado, o município de São José dos Quatro Marcos já foi um importante produtor de Café Arábica.

Por determinação do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a SEFAICO, implantou no município no ano de 2021, 03 (três) unidades demonstrativas de Café Conillon Clonal, que foram instaladas em propriedades rurais do Assentamento Florestan Fernandes. As mudas foram adquiridas junto ao Centro Regional de Pesquisa da EMPAER, em Cáceres-MT.