logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal participa do VIII Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro em Tangará da Serra – MT


Por Rony Marcos

229 Acessos

Prefeitura Municipal participa do VIII Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro em Tangará da Serra – MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou entre os dias 23 e 25 de Maio de 2023do VIII Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro realizado no município de Tangará da Serra-MT.
As inscrições do Simpósio foram realizadas até o último dia 19 de Maio, pelo endereço eletrônico: www.mthorticultura.com.br/simpósio. Participaram do representando o município do evento, o Secretário Municipal Vagner Meira Teixeira, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza e o técnico em Agropecuária Gleison Guerra Rodrigues.
A programação do evento ocorreu no Auditório do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, localizado na sede do município e dia no 25, na Área Experimental do Campus da UNEMAT de Tangará da Serra.  
No dia 25, as palestradas ministradas foram: O Agronegócio da fruticultura (Dr. Henrique Belmonte Petry – EPAGRI e Presidente da SBF), Mercado e comercialização do maracujá no Brasil (Dr. Gabriel Bitencourt – CEAGESP), Melhoramento do maracujazeiro visando resistência ao vírus CABMV (Prof. Dr. Alexandre Pio Viana – UENF), Polinização e auto-incompatibilidade no maracujazeiro azedo: estratégias e perspectivas e apresentação dos pôsters (Prof. Dr. Carlos Eduardo Magalhães dos Santos – UFV).
No dia 24, as palestras foram: Espécies silvestres de passifloras potenciais para o melhoramento e obtenção de novas cultivares (Dr. Nilton Tadeu Vilela Junqueira – Embrapa Cerrados), Panorama da assistência técnica e gerencial na horticultura no estado de Mato Grosso (Thiago Salapata – SENAR-MT), Diferentes espécies de maracujás: cultivares e sistemas de produção (Dr. Fábio Gelape Faleiro – EMBRAPA Cerrados), Fertirrigação aplicada no cultivo do maracujazeiro azedo (Prof. Dr. Gláucio da Cruz Genuncio – UFMT), Enxertia na cultura do maracujá visando controle da fusariose (Dr. José Carlos Cavichioli - APTA e UNIFAI), Tereza: Nova cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à podridão do colo (Prof. Dra. Leonarda Grillo Neves – UNEMAT), Necessidade hídrica e manejo da irrigação no maracujazeiro azedo (Dr. Márcio Sônego – EPAGRI) e Manejo da virose do endurecimento dos frutos do maracujazeiro: experiência de SC (Dr. Henrique Belmonte Petry – EPAGRI e SBF).
Na quinta-feira, dia 25, os participantes farão a visita as vitrines tecnológicas das estações Manejo do maracujazeiro; Fertirrigação do maracujazeiro; Novos espaçamentos de plantio; Solar: Nova cultivar de maracujazeiro azedo; Cultivares de espécies silvestres; Cultivo de maracujá na estufa; Demonstração de aplicação de defensivos agrícola no maracujá utilizando drone e aos estandes de empresas do setor. 
A programação também contou com a apresentação banners de pesquisas, mais de 45 resumos já foram aprovados e participantes de 12 estados do Brasil. As áreas temáticas para apresentação dos banners foram Área temática: Cultivo de plantas ornamentais e paisagismo, Entomologia, Fisiologia da produção e pós-colheita, Fitopatologia e Fitotecnia.
O simpósio foi realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Tangará da Serra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS), e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), Somar Serviços Agro, Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Sindicato Rural de Tangará da Serra, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Câmpus Juína e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?