Prefeitura Municipal participa do 11º SEMIÁGUA - Seminário Estadual de Recursos Hídricos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do 11º Seminário Estadual de Recursos Hídricos (SEMIÁGUA).

O seminário ocorreu entre os dias 11 a 14 de dezembro na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (FATEC/SENAI-MT), em Cuiabá-MT. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos.

O público-alvo foi composto por diferentes segmentos da sociedade, como integrantes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos (Comitês de Bacias Hidrográficas), produtores rurais, pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas, profissionais da área e secretários municipais. O seminário teve cerca de 350 inscritos de municípios de diferentes regiões do estado.

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, “O seminário apresentou e debateu sobre os recursos hídricos em Mato Grosso, além de promover a integração e permitir a troca de conhecimento, experiências e tecnologias entre os atores sociais envolvidos nesta temática. O secretário afirma que o município de São José dos Quatro Marcos precisa debater urgentemente com todos os setores da sociedade o desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazos capazes de contribuir para a manutenção da quantidade e qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

A Sema-MT lançou o durante a solenidade de abertura do 11º SEMIÁGUA, no dia 12 de dezembro, o 1º Plano de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso. Também foram realizados minicursos, apresentações de trabalhos, mesas redondas e palestras. Entre os assuntos debatidos estão Segurança de Barragens, Evolução da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Gestão de Conflitos, Experiências dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, Monitoramento da Qualidade da Água e Monitor de Secas e 25 anos da Gestão de Recursos Hídricos de MT.

O município de São José dos Quatro Marcos compõe atualmente o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jauru (CBH Jauru), e solicitou no mês de novembro a adesão como membro efetivo ao Comitê da Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal (CBH Cabaçal). Os comitês são órgãos colegiados vinculado ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso e possui poderes para debater e decidir sobre questões relacionadas ao uso dos recursos hídricos, sempre entendidos como bens ambientais, sociais e econômicos.