Prefeitura Municipal participa de reunião sobre projeto para produção de Algodão Agroecológico em Mato Grosso

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

No último dia 02 de Agosto, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de uma reunião de apresentação de projeto de produção agroecológica de algodão.

O projeto de produção de algodão agroecológico será apoiado pela Vert/Veja, empresa franco-brasileira de moda ecológica da linha de calçados. A marca produz a matéria prima em terras brasileiras, apoiando a produção sustentável da borracha da Amazônia, do Algodão no Nordeste e Couro no Rio Grande do Sul. O algodão utilizado pela empresa é obtido em sistemas de produção orgânicos e agroecológico cultivado em policultivos e consórcios por associações e cooperativas de agricultores familiares.

A reunião ocorreu na sede da Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA), localizada no Assentamento de Reforma Agrária Roseli Nunes, município de Mirassol do Oeste, das 09 às 15 horas. O evento foi mobilizado pelas entidades Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), (Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Vales de Mato Grosso) COOPERVALES e Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o projeto de produção de algodão agroecológico poderá ser uma importante alternativa de diversificação da produção e de geração de renda para a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Jamis Silva Bolandin prefeito municipal, afirma que é essencial buscar projetos que permitiam o aumento da renda dos agricultores familiares, melhorando assim sua qualidade de vida.

A SEFAICO agendará uma reunião de apresentação do projeto para os representantes das associações e cooperativas da Agricultura Familiar para cadastrar os agricultores interessados até final do mês de agosto. Em setembro os agricultores cadastrados irão assinar o contrato com a empresa Vert/Veja, de compra da produção do algodão. A área de produção proposta será de no máximo 01 hectare, e os agricultores receberão assistência técnica e apoio na comercialização pela FASE, CTA, ARPA e pela SEFAICO.

A Vert/Veja foi criada em 2004 pelos franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, visando a produção de tênis obtidos através do desenvolvimento de projetos de produção sustentáveis. Os principais mercados dos tênis da marca Vert/Veja são, o Reino Unido, os Estados Unidos e a França. No Brasil a marca só chegou em 2013.