logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal participa de reunião sobre projeto para produção de Algodão Agroecológico em Mato Grosso


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

230 Acessos

Prefeitura Municipal participa de reunião sobre projeto para produção de Algodão Agroecológico em Mato Grosso

No último dia 02 de Agosto, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de uma reunião de apresentação de projeto de produção agroecológica de algodão.

O projeto de produção de algodão agroecológico será apoiado pela Vert/Veja, empresa franco-brasileira de moda ecológica da linha de calçados. A marca produz a matéria prima em terras brasileiras, apoiando a produção sustentável da borracha da Amazônia, do Algodão no Nordeste e Couro no Rio Grande do Sul. O algodão utilizado pela empresa é obtido em sistemas de produção orgânicos e agroecológico cultivado em policultivos e consórcios por associações e cooperativas de agricultores familiares. 

A reunião ocorreu na sede da Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA), localizada no Assentamento de Reforma Agrária Roseli Nunes, município de Mirassol do Oeste, das 09 às 15 horas. O evento foi mobilizado pelas entidades Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), (Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Vales de Mato Grosso) COOPERVALES e Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o projeto de produção de algodão agroecológico poderá ser uma importante alternativa de diversificação da produção e de geração de renda para a Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Jamis Silva Bolandin prefeito municipal, afirma que é essencial buscar projetos que permitiam o aumento da renda dos agricultores familiares, melhorando assim sua qualidade de vida.

A SEFAICO agendará uma reunião de apresentação do projeto para os representantes das associações e cooperativas da Agricultura Familiar para cadastrar os agricultores interessados até final do mês de agosto. Em setembro os agricultores cadastrados irão assinar o contrato com a empresa Vert/Veja, de compra da produção do algodão. A área de produção proposta será de no máximo 01 hectare, e os agricultores receberão assistência técnica e apoio na comercialização pela FASE, CTA, ARPA e pela SEFAICO.

A Vert/Veja foi criada em 2004 pelos franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, visando a produção de tênis obtidos através do desenvolvimento de projetos de produção sustentáveis. Os principais mercados dos tênis da marca Vert/Veja são, o Reino Unido, os Estados Unidos e a França. No Brasil a marca só chegou em 2013.