logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal participa de reunião sobre a Campanha de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 2022


Por Secretaria de Agricultura

237 Acessos

Prefeitura Municipal participa de reunião sobre a Campanha de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 2022

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos-MT, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de reunião técnica instituições para debater a Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos para Agricultura Familiar no ano de 2022.

O objetivo da reunião foi apresentar os objetivos e o planejamento da Campanha de Coleta Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos a ser promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) através da Central de Coleta, de Mirassol D´Oeste junto a instituições locais. 

A reunião ocorreu no dia 19 de julho de 2022, na sede da SEFAICO, e contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, Supervisor de central do INPEV Willian Barbosa Mendes e Marcelo Renato Guarizi, coordenador de central do INPEV, presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado da Silva, represente da Loja Agropecuária Tanaka Agrícola e Pecuária Joaquim Tanaka Tosta, e o representante da Loja Agropecuária Casa do Campo Robson Aparecido Santos Delforno.

Segundo Vagner Meira, o objetivo da campanha é realizar o Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos em locais mais próximos às propriedades rurais, como forma de facilitar a devolução destes resíduos pós-consumo e assegurar a sua destinação ambientalmente correta, especialmente pela Agricultura Familiar.

O recebimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que compõem o Sistema Campo Limpo (SCL), que visa promover a logística reversa dessas embalagens vazias por meio da responsabilidade compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, fabricantes, e apoio do poder público. 

Na reunião ficou pré-definido que os dias de recebimento itinerante serão nos dias 19 a 20 de outubro, em instalações do Parque de Exposições Manoel Paulino. A atividade contará com a parceria do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Lojas Agropecuária (Tanaka Agrícola e Pecuária, Casa do Campo, Safra Agropecuária e MMC Soluções Naturais), INDEA, EMPAER, UniBras Faculdade Quatro Marcos, CMDRS, CMEA, COOPERMARCOS e Associações Rurais. 

A Prefeitura Municipal auxiliará na divulgação da campanha será realizada por meio de programas de rádio, cartazes, distribuição de folders, mensagens e vídeos em redes sociais através do Departamento de Meio Ambiente, e fará o transporte das embalagens vazias coletadas até a Central de Recebimento de Embalagens mais próxima.