Prefeitura Municipal participa de pesquisa do Ministério do Meio Ambiente sobre população de cães e gatos

Por Secretaria de Agricultura

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no dia 05 de julho de 2022, preenchimento de formulário de pesquisa sobre cães e gatos para o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário de Agricultura, a pesquisa pretende conhecer quais ações de proteção e bem-estar para a população de cães e gatos estão sendo desenvolvidas nos municípios brasileiros junto a gestores municipais, de forma a contribuir o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas, diretrizes e projetos para a área. A pesquisa está sendo realizada pela Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa Animal (CGPRO) através do formulário online disponível no site do MMA, através do Link: http://consultaspublicas.mma.gov.br/agendacaesegatos/. A pesquisa ocorrerá entre 22 de junho até o dia 31 de julho.

O questionário é dividido em quatro partes – Visão geral, Executivo municipal, Legislação e Políticas públicas – e contém perguntas sobre ações que envolvem a proteção e bem-estar de cães e gatos, como programas de controle populacional, atenção básica veterinária, campanhas de vacinação contra zoonoses, educação para guarda responsável e adoção de animais, entre outros.  O preenchimento do formulário foi realizado de forma conjunta, entre o Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Vigilância Sanitária.

A pesquisa subsidiará a elaboração de relatório que poderá contribuir para identificar boas práticas de bem-estar e proteção animal que merecem ser incentivadas e disseminadas, e, os problemas ligados ao descontrole populacional e aumento do número de animais abandonados maus-tratos, disseminação de doenças e impactos nocivos ao meio ambiente, principalmente nas comunidades mais carentes e vulneráveis.

De acordo com Robson Santos de Andrade, Chefe do Departamento de Meio Ambiente, que foi responsável pela realização da pesquisa no município, a população de cães e gatos tem relação direta com o bem-estar social e com os indicadores de saúde pública da população.

Maiores informações via fone (65) 99603-8377 (Secretaria de Agricultura/Depto de Meio Ambiente)