Prefeitura Municipal participa de Palestra Online de Gestão de Resíduos Orgânicos da SEMA/MT

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de Palestra Online de Gestão de Resíduos Orgânicos promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT).

A palestra de tema Gestão de Resíduos Orgânicos, teve por objetivo esclarecer a gestão dos resíduos orgânicos aos técnicos da SEMA/MT, Gestores Municipais e aos cidadãos, de forma virtual. A atividade foi realizada pela Escola de Meio Ambiente, da SEMA/MT.

O evento ocorreu no dia 31 de março de 2023,das 08:00 às 12:00 horas, com uma carga horária de 04 horas, com transmissão online, transmitido pelo Google Meet, pelo Link:meet.google.com/qzv-uien-eqz

As vagas para participa da palestra foram limitadas, e as inscrições dos participantes foram realizadas pelo Link: https://bit.ly/ResiduosOrganicos2023. Participaram da palestra o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza, e o Agente de Inspeção Sanitária Felipe Crispim dos Reis.

O conteúdo da palestra foi: 1. Legislação pertinente a resíduos orgânicos, forma de acondicionamento interno, tratamento em sistemas de compostagem e destino final; 2. Problemas de destinação incorretas, como lançamento em solo, lixões, vazadouros e aplicação sem técnicas agronômicas, podendo provocar passivos.

O palestrante que ministrou o tema foi o Senhor Brener Magnabosco Marra, que é Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia e doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Brasília, professor na Universidade Federal de São João Del Rei. Além disso, ele desenvolve pesquisa, processos e produtos nos setores agrobiológico, bioenergético, biofertilizantes e bebidas.