Prefeitura Municipal participa de Oficina de Mobilização de Agentes para a Formação e Organização Cooperativa em Pontes e Lacerda-MT

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou da Oficina de Mobilização de Agentes para a Formação e Organização Cooperativa, promovido pela Associação do Centro de Tecnologia Alternativa -CTA.

A oficina ocorreu nos dias 16 e 17 de Março de 2023, na sede do CTA, Comunidade Cataco, Zona Rural, município de Pontes e Lacerda-MT. A oficina contou com a participação de lideranças e representantes de associações, cooperativas e prefeituras de diferentes municípios da região sudoeste do estado.

A atividade realizada é uma das ações do Projeto Semeando Biomas, aprovado pelo CTA/MT junto ao Edital do Programa REM (Programa Global REDD Early Movers), executado em parceria com a Unitrabalho/UNEMAT e COOPERVALES (Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Vales de Mato Grosso).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, que esteve presente no evento, “a Oficina visou fortalecer a integração entre associações e entidades rurais e projetos produtivos da região sudoeste, bem como divulgar a Rota de Comercialização Caminhos da Agroecologia e a estratégia de funcionamento da COOPERVALES”. Além do secretário, também estiveram presentes pelo município, a AMPAFAD (Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada), Escola Estadual Santa Rosa e Associação Mãe Terra.

Foi apresentado aos participantes o projeto do Curso de Agentes Técnicos: Conceitos e Práticas da Economia Solidária e de Agroecologia: Formação de Bases Produtivas Camponesas, a ser realizada a partir de 30 de Março, em formato EAD (Educação a Distância), com 100 vagas disponíveis.

O CTA (Associação do Centro de Tecnologia Alternativa) é uma associação sem fins lucrativos formada por agricultores familiares e extensionistas rurais da região sudoeste de Mato Grosso. A associação atua no desenvolvimento de projetos socioprodutivos, de assistência técnica e extensão rural e de recuperação e preservação ambiental, voltados para a Agricultura Familiar e com foco em Agroecologia e no Associativismo e Cooperativismo.