Prefeitura Municipal participa de Encontro de Produtores Rurais na Comunidade Rural Santa Rosa

Por Assessoria de Comunicação

No dia 25 de Novembro de 2023, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do Encontro de Produtores Rurais de São José dos Quatro Marcos.

O evento ocorreu das 07:00 as 16:00 horas na quadra poliesportiva da Escola Estadual Santa Rosa, localizada na comunidade Santa Rosa, município de São José dos Quatro Marcos –MT. O encontro reuniu cerca de 250 produtores rurais, agricultores familiares, mulheres, jovens, crianças e idosos rurais de diferentes comunidades, e representantes de associações, cooperativas e sindicatos do município, além de lideranças políticas estaduais e municipais.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal da Agricultura, “o objetivo do evento foi promover a disseminação e socialização de conhecimentos, informações sobre políticas públicas de inclusão social, econômica a ambiental dos produtores rurais, em especial, os da Agricultura Familiar”.

A solenidade de abertura do evento, contou com a presença do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o vice-Prefeito Ademilson Valverde Peres, a Secretária de Estado da Agricultura Familiar Teté Bezerra, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o presidente da Câmara de Vereadores Ângelo Antônio Peres, agente técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e outras lideranças políticas. Representando os produtores rurais, estiveram na solenidade a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Andria Mara da Silva, Jailson Souza Brandão, a presidente da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) Marilene dos Reis Alves, o presidente da Central de Produtores Rurais João Alves do Carmo, o presidente da Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos (COOPERMARCOS) Claudinei Alves dos Santos e a presidente da Associação de Feirantes de São José dos Quatro Marcos (FEIRA LIVRE) Regina Aparecida Hernandes.

Na programação do evento, foram realizadas palestras técnicas, com os seguintes temas e palestrantes: A Importância da Agropecuária e da Agricultura Familiar Brasileiras (Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira), Programa da SEAF para Agricultura Familiar (Secretário Adjunto de Agricultura Familiar Clóvis Cardoso), Regularização Ambiental das Propriedades Rurais (Engenheira Agrônoma e Professora da FQM Mato Grosso Elizene Vargas),  e a Importância do Crédito Rural para Agricultura Familiar (Técnico em Agropecuária da EMPAER Porfírio Junior da Silva). Foram sorteados prêmios e brindes entre os participantes, e também a apresentação de show musical.

O Prefeito Jamis Silva afirmou que o encontro trouxe importantes informações técnicas ao produtores rurais da Agricultura Familiar quatromarquense.

O encontro foi organizado pelo Instituto Nacional Avança Brasil (INAB) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT), a Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), EMPAER e apoio da SEFAICO, que promoveu a mobilização da mobilização dos produtores rurais e suas organizações. A organização do evento ofereceu alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), camisetas e o transporte gratuito de pessoas, com Ônibus que percorreram várias comunidades rurais do município.