logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal participa de Dia de Campo sobre Café Robusta Clonal da EMPAER em Tangará da Serra


Por Rony Marcos

635 Acessos

Prefeitura Municipal participa de Dia de Campo sobre Café Robusta Clonal da EMPAER em Tangará da Serra

Na última sexta-feira (28/04), a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do Dia de Campo “ Desempenho de cafeeiros Robustas Amazônicos no Cerrado Mato-grossense” no município de Tangará da Serra - MT. 
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio, “o objetivo do Dia de Campo foi promover disseminar conhecimentos e orientações técnicas sobre manejo sustentável e resultados de cultivares clonais de Café Robusta Amazônicos”. O evento foi organizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra. 
O Dia de Campo foi realizado no Campo Experimental da EMPAER, entre 08:00 às 12:00 horas, com uma programação que contou com palestras e aulas demonstrativas sobre produção de mudas clonais de qualidade, implantação da lavoura, tratos culturais, manejo nutricional, manejo de pragas e avaliação de clones de Cafeeiros Clonais Amazônicos. 
Participaram do evento, agricultores familiares, estudantes, pesquisadores, extensionistas rurais, secretário municipais de agricultura e lideranças políticas. O município de São José dos Quatro Marcos, foi representado pelo Secretário Municipal de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio Vagner Meira, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza, o cafeicultor Valdir da Cruz Oliveira e o presidente da Central de Associações de Produtores Rurais João Alves do Carmo e o Técnico em Agropecuária da EMPAER, Porfírio dos Santos Junior. 
A Prefeitura Municipal tem buscado incentivar a Cafeicultura Clonal na Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos. Em 2021, a Prefeitura Municipal, através da SEFAICO, instalou junto com a EMPAER e SEAF, 03 (três) unidades de produção de Café Clonal, localizadas no Assentamento Florestan Fernandes. 
Segundo o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, a Cafeicultura Irrigada com cultivares clonais Robustas de alta produção é uma importante alternativa para a diversificação da produção e no aumento da renda das propriedades da Agricultura Familiar do município.  
Em 2023, a SEFAICO, irá realizar até o fim de junho de 2023, uma palestra sobre Cultivo de Café Robusta Clonal em parceria com a EMPAER, e uma visita técnica em lavoura já instalada.